Vídeo aulas sobre os mais variados temas podem ser encontradas em aplicativos para Android e iPhone (iOS). As ferramentas ajudam os usuários a estudar de forma simples com cursos em vídeo grátis gravados por professores e distribuídos em plataformas digitais. Entre as opções para assistir a vídeo aulas pelo celular, estão apps como Khan Academy, Stoodi, Me Salva! e o popular YouTube.

Boa parte das vídeo aulas é grátis, mas alguns aplicativos podem oferecer recursos extras por meio do pagamento de assinaturas ou pacotes. Os conteúdos costumam ser divididos pelo nível de escolaridade do usuário, com opções para Ensino Fundamental, Ensino Médio ou estudantes que estão se preparando para o Enem ou para concursos. Podem ser encontradas vídeo aulas de português, inglês, matemática e redação, por exemplo. Confira opções para estudar pelo celular na lista a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Khan Academy

O Khan Academy é um aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS) que possui mais de 5 mil vídeo aulas de matemática, ciências, arte e outros temas. Os cursos em vídeo normalmente têm duração entre dois e 10 minutos e são acompanhadas de recursos extras, como exercícios e textos, também disponibilizados sem custos. O app funciona como um jogo, adicionando pontos e medalhas à medida que usuários completam as aulas online.

É possível baixar as vídeo aulas para assistir quando não houver conexão com a Internet. O progresso do usuário pode ser salvo por meio de um cadastro grátis, e o recurso "Desafios" permite a retomada dos conhecimentos estudados com a revisão por meio de perguntas. O serviço também possui uma versão web e uma edição kids, com livros e jogos educativos para as crianças, acessados por um app à parte.

2. Cursa

O Cursa é um app para Android que possui uma diversidade de vídeo aulas grátis e funciona como um organizador de aprendizagem, reunindo vários conteúdos em uma única plataforma. O aplicativo, no entanto, não se limita a ajudar em disciplinas tradicionais, já que também ensina habilidades como canto, informática e mídias sociais. As vídeo aulas são divididas em categorias que incluem cursos profissionalizantes, preparatórios para concursos, gestão e negócios, entre outras possibilidades.

A plataforma também possui uma versão web, e permite fazer um cadastro gratuito para registrar o progresso do aprendizado. As vídeo aulas são atualizadas semanalmente e sugestões de cursos podem ser enviadas para o e-mail do usuário. Após as aulas online, o app emite um certificado de conclusão do curso.

3. Geekie Games

O Geekie Games é um aplicativo para Android que funciona como um jogo. Os conteúdos são divididos em fases, e o usuário só poderá ter acesso à próxima etapa após concluir o assunto anterior. O principal objetivo do app é utilizar as vídeo aulas para estudar para o Enem e outros vestibulares. A ferramenta também possui simulados, resumos e questões para ajudar no processo de aprendizagem.

O aplicativo é grátis para testar por cinco dias, mas seu uso prolongado requer a contratação de uma assinatura. O acesso é feito por um cadastro de e-mail e senha. A ferramenta possui uma parte dedicada ao diagnóstico de conhecimento sobre temas específicos, permitindo que o estudante saiba planejar os estudos de acordo com seus pontos fracos.

4. Stoodi

O Stoodi é um app para Android e iPhone (iOS) que traz mais de 5 mil vídeo aulas para ajudar estudantes a estudar para o Enem. As aulas estão separadas nas categorias das disciplinas cobradas pelo exame,

... e também oferecem simulados e textos para testar os conhecimentos do usuários.

O app mostra o tempo necessário para a conclusão de cada lição antes do início do estudo. É possível fazer o cadastro utilizando um endereço de e-mail ou a conta do Facebook. Usuários que desejarem acesso ilimitado e a possibilidade de baixar vídeo aulas podem fazer uma assinatura de R$ 89,90 por mês. O plano pago também oferece uma análise de desempenho.

5. Me Salva!

O Me Salva! é o aplicativo para Android e iPhone (iOS) do curso de mesmo nome. A plataforma traz 3 mil vídeo aulas e um dos seus objetivos é ajudar estudantes na preparação para o Enem. São cerca de mil módulos de conteúdo, e o usuário também pode estudar com o auxílio de exercícios e aulas em textos. Nem todos os recursos são oferecidos no plano gratuito, e uma assinatura de R$ 49,90 por mês pode ser necessária para acessar alguns recursos.

O app também possui vídeo aulas especiais com foco no processo seletivo de graduações com concorrência acirrada, como a Medicina e a Engenharia. Assim como o Stoodi, o Me Salva! também tem um cronômetro para calcular o tempo necessário para terminar os estudos. Além disso, o app traz abas para registrar o progresso do usuário e o download das aulas favoritas, que podem ser acessadas de modo offline.

6.YouTube

O YouTube, maior plataforma mundial de compartilhamento de vídeos, também pode ajudar quem deseja estudar com ajuda das ferramentas digitais. O app para Android e iPhone (iOS) permite acessar inúmeras vídeo aulas de forma grátis, com assuntos que variam desde o ensino para crianças até conteúdos complexos do nível superior.

Não é necessário login para usar a plataforma, mas o cadastro permite registrar o histórico de vídeos assistidos e acessar os demais recursos. Além disso, o YouTube tem canais dedicados a divulgar vídeo aulas gratuitas, algumas ao vivo, que permitem a interação dos alunos para tirar dúvidas e pedir explicações.

Qual tablet é a melhor opção para estudar? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.