Presente em mais de 80 países, a rede social IMVU vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O diferencial do site é que os membros não postam a própria foto, isto é, são identificados apenas por um avatar 3D. Assim, pessoas do mundo todo podem se conhecer através de formas diferentes que a aparência real. Se você quer saber como usar essa nova rede social, confira as dicas abaixo.

TSU, a rede social que paga por conteúdo gerado e tempo gasto pelo usuário

IMVU, a rede social de bate-papo só com avatares 3D (Foto: Divulgação)IMVU, a rede social de bate-papo só com avatares 3D (Foto: Divulgação)

Cadastro e instalação

Na página inicial, clique no botão “Escolha seu avatar gratuito”. Os personagens estão divididos por sete categorias: casamento, verão, fantasia, escolha do IMVU, gótico/sombrio, fada/peludinho e urbano. Clique na aba que corresponde melhor ao seu estilo e selecione o avatar. Essa aparência poderá ser alterada após o término do registro.

Seleção inicial de avatares no IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seleção inicial de avatares no IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Logo abaixo, há um formulário para criação da conta. Entre com seu nickname, senha, e-mail, data de nascimento e código de segurança. Após preencher os dados, clique  em “Criar uma conta IMVU”.

Você será direcionado à tela de download do software, e aqui há uma pegadinha: o botão em destaque vem com o Search Protect, um programa indesejado. Prefira o que aparece abaixo, cuja instalação é livre de serviços adicionais. Mas, caso tenha instalado, veja como tirá-lo do seu computador.

Destaque para botão de download livre do Search Protect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para botão de download livre do Search Protect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O executável será baixado no seu computador. Localize o arquivo e abra-o. Na janela que será aberta, clique em avançar até concluir a instalação.

Personalizando o avatar

Abra o IMVU para começar a usá-lo. A rede social permite que você acesse com a conta criada ou através de perfis em outras plataformas como Twitter, Facebook, Google ou mesmo LinkedIn. Escolha uma das opções – neste caso foi usado o login do próprio serviço – e clique em “Entrar”.

Janela de entrada no IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de entrada no IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Há duas oportunidades disponíveis para fazer amigos. Você pode conhecer uma pessoa nova para conversar individualmente ou explorar salas de bate-papo. Selecione umas das opções e clique na aba “Início”. A primeira coisa a fazer nesta parte é alterar suas roupas. Isso fará com que você ganhe créditos promocionais - usados para desbloquear funcionalidades do IMVU.

Não consigo curtir fotos no instagram. Como resolver? Veja no Fórum do TechTudo.

Além destes, existe a possibilidade de comprar créditos com dinheiro de verdade pelo cartão de crédito. Seu saldo pode ser usado para comprar itens na loja. Além de roupas, estão a venda gifs, músicas, animais de estimação, móveis, lâmpadas e outros objetos.

Loja do IMVU tem itens como roupas, móveis e músicas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
... ="695">Loja do IMVU tem itens como roupas, móveis e músicas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quando terminar de vestir seu avatar, clique em “Salvar indumentária”, conforme destacado na imagem abaixo. Você pode incluir quantas combinações de roupas e acessórios quiser. Todas ficarão salvas em “Minhas indumentárias”, acessível através do ícone de cabide, localizado na parte inferior da tela.

Destaque para botão Salvar indumentária no IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para botão "Salvar indumentária" no IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Conhecendo pessoas

Clique na aba “Início” e selecione “Salas de conversação”. No canto esquerdo da tela, escolha o idioma no qual deseja falar. Há um campo de buscas para localizar salas de bate-papo de acordo com temas de interesse. Cada sala exibe o limite de participantes e quantas pessoas estão dentro no momento. Ao clicar em alguma, você irá visualizar o perfil.

Aba de salas de conversação com filtro por idioma e interesse (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Aba de salas de conversação com filtro por idioma e interesse (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aguarde até que a sala seja carregada. Ao entrar, você verá pontos de luz; clicando neles, é possível interagir com os objetos. A dinâmica é a mesma para interagir com as pessoas: basta dar um clique sobre um avatar e selecionar a ação desejada.

É possível dar um abraço, apertar a mão ou adicionar como amigo, por exemplo. Também há um campo de texto na parte inferior da tela destinada aos diálogos. Se você só quiser conversar com todo mundo publicamente, basta digitar o texto por ali.

Sala de bate-papo do IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Sala de bate-papo do IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

A rede social também permite enviar mensagens privadas para outros membros, sejam eles seus amigos ou não. Elas ficam salvas em uma aba semelhante a qualquer caixa de e-mail.

Caixa de mensagens privadas do IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caixa de mensagens privadas do IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

É possível ainda criar sua própria sala de bate-papo. No entanto, essa ação requer muitos créditos, por isso a opção fica desativada para iniciantes.

Configurações

As opções de conta podem ser alteradas a qualquer momento através do menu “Configurações”. Ele fica localizado no canto superior direito da tela e dá acesso a definições como permissão de notificação de amigos, compras dentro do programa e idioma, entre outras facilidades.

Janela de configurações do IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de configurações do IMVU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.