Quem deseja investir em um computador pode optar por modelos compactos, usando placas-mãe mini-ITX ou micro-ATX. Outra opção é procurar computadores ainda menores, que usem placas e componentes customizados, como o Intel Nuc e o Raspberry Pi. É possível, inclusive, economizar ao montar um computador de pequeno porte, pesquisando pelos preços mais em conta de placas e demais peças. Como escolher uma placa-mãe?
Aqui, você vai ficar por dentro dos detalhes que cercam a montagem desse tipo de computador, que costuma ser ideal para desempenhar as funções de um computador para entretenimento na sala da sua casa. Mini-ITX Esse padrão de placa-mãe é de 17 x 17 cm e é muito popular entre quem monta computadores menores. Embora não seja o menor padrão existente, essas placas costumam ser mais acessíveis e oferecem um equilíbrio entre pequenas dimensões e bom suporte a recursos, já que têm mais de um slot para memória e mais de um barramento PCIe, suportando, inclusive, a instalação de placas de vídeo.
Já é possível encontrar placas de vídeo de ótima performance no padrão mini-ITX (Foto: Divulgação/MSI)
O ponto central na escolha de uma placa-mini ITX para iniciar a montagem de um PC novo não foge do que o consumidor está acostumado a fazer quando vai montar um computador de dimensões mais tradicionais: há placas de entrada e top, cuja escolha depende do tipo de aplicação prevista para o computador. Assim como placas-mãe de tamanho convencional, as micro-ITX se dividem entre as que suportam processadores AMD e aquelas que rodam Intel. Aceitando desde APUs de entrada aos Core i7 mais poderosos, as micro-ITX também têm variações no que diz respeito à tolerância de overclock e regulagem fina do hardware para quem quer fazer um PC gamer mais compacto.
Fabricantes oferecem versões gamers em formato mini-ITX (Foto: Divulgação/Asus)
Outro caminho são as placas micro-ATX, que apresentam tamanhos similares. Vale para elas as mesmas atenções necessárias na hora de criar um PC mini-ITX: o perfil do computador determina o tipo de placa e as capacidades que ela oferece em termos de hardware. Atenção com a relação entre placas, fonte e gabinete Um erro comum na hora de montar um computador em torno de uma placa-mãe mini-ITX é optar por um gabinete pequeno demais, que consiga abrigar a placa-mãe, mas que não tenha espaço para a fonte de energia e, em alguns casos, a placa-de-vídeo.
Observe que o gabinete da Gigabyte abriga placa de vídeo grande e fonte de energia (Foto: Divulga...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.