O Google Maps finalmente ganhou o suporte para navegação offline no Android, mas o recurso está longe de ser novidade para os usuários do HERE Maps, aplicativo oficial da Nokia para smartphones com Windows Phone, iOS e Android. Ambos permitem que os usuários naveguem economizando dados ou enquanto estiverem sem conexão à Internet.
Waze ou Here: qual é o melhor aplicativo de trânsito para usar no celular?
No entanto, qual será a melhor opção para o usuário? O TechTudo compara ambos os serviços de localização e traz a resposta para você.
Google Maps ou Here? Descubra qual aplicativo tem a melhor função offline (Foto: Arte/TechTudo)
- Download dos mapas: Here Maps Tão importante quanto a oferta de uma funcionalidade é a facilidade que um usuário tem para encontrá-la e usá-la. No Google Maps, há diferentes formas de fazer o download dos mapas. Na atualização mais recente, basta pesquisar por um local e, no card dele, tocar em “Download”. No entanto, esse atalho ainda não está disponível para todos os celulares, sendo necessário tocar nas reticências do topo do card ou acessar o menu “Seus lugares”.
Google Maps introduziu download de mapas para navegação offline (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Ao fazer o download de uma área, o Google não considera divisas e mapas políticos. Para baixar, é preciso posicionar a área desejada dentro do mapa, usando zoom para aumentar ou diminuir a abrangência. Isso impede, por exemplo, que o usuário faça o download apenas da cidade ou do estado do Rio de Janeiro. Por outro lado, dá flexibilidade para que dispositivos com pouca memória baixem apenas um bairro ou parte dele. O Here Maps, por outro lado, trabalha com um sistema mais organizado de download, embora menos flexível. Para baixar mapas, é possível acessar o menu lateral do dispositivo e, em seguida, escolher a opção “Baixar Mapas”. Ao contrário do Google, o Here trabalha com regiões e mapa políticos divididos de forma gradativa, começando em continentes, passando por países e até em regiões ou estados, como é o caso do Brasil.
Here Maps oferece divisão política para que usuários baixem os mapas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
De forma geral, o Here oferece uma alternativa mais fácil para quem quer baixar mapas dos locais que navega. Se você dirige apenas dentro do seu estado, pode baixar o mapa do mesmo. Se visita os estados vizinhos, é só baixar a região toda. Assim, é possível garantir que você não enfrentará problemas caso saia de uma ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.