Como gato e rato nos desenhos animados, empresas transportadoras de cargas se munem de tecnologias cada vez mais avançadas para escapar das garras do crime organizado - que também já usa equipamentos bastante modernos para atacar. Só no ano passado, segundo a Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas e Logísticas, mais de 24 mil roubos foram registrados no Brasil - um prejuízo de 1 bilhão e 300 milhões de reais. Hoje, a maioria das seguradoras exige que os caminhões tenham soluções avançadas de segurança para que se seja feita a cobertura da carga em caso de roubo.
Entre as principais tecnologias de proteção de carga estão o monitoramento remoto e até o bloqueio automático do veículo, mas já existe empresa que envia de forma autônoma um drone para acompanhar um caminhão cargueiro quando um alerta é acionado. Pelo ar, é uma forma de chegar ao local mais rápido do que qualquer autoridade terrestre a acompanhar a ocorrência. Munido de câmeras e sensores, o vigilante aéreo passa, em tempo real, informações para a polícia. Os drones são específicos para a tarefa; têm autonomia de voo de até 45 minutos a uma velocidade de quase 100 quilômetros por hora.
Um novo e inédito sistema de bloqueio inteligente sem fio, por enquanto, tem 100% de eficiência. Em 90 dias, salvou cargas avaliadas em mais de cinco milhões de reais. Combinando duas tecnologias: GPRS - o nosso 3G ou 4G da banda larga móvel - e rádio frequência, a solução é capaz de imobilizar o veículo de forma autônoma em três situações diferentes. A primeira é através de um algoritmo embarcado que identifica a utilização de um “Jammer”; a tecnologia usada pelos bandidos de carga. O aparelho neutraliza o sinal de qualquer sistema de comunicação GPRS ou de localização GPS ao seu redor.

Se houver qualquer violação física do sistema ou até um desvio de rota - que é previamente embarcada no equipamento - o bloqueio do caminhão também é automático. Normalmente, os sistemas de rastreamento também possuem a função de bloqueio, mas sempre ligada por um ...


>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.