É papel do corretor auxiliar o cliente a tomar uma decisão, apresentando todos os pontos, dos mais importantes até os detalhes.

É papel do corretor auxiliar o cliente a tomar uma decisão, apresentando todos os pontos, dos mais importantes até os detalhes. Transmitir confiança ao possível comprador garante maiores chances de venda, não tenha dúvidas! Mas, você precisa utilizar as estratégias certas para vender. De nada adianta empurrar um imóvel que não é compatível com o perfil do cliente, da mesma forma que você não terá sucesso se não for honesto e não tiver conhecimento na área.

É possível fugir dos erros trabalhando com técnica, seriedade e profissionalismo. Para guiá-lo, preparamos uma lista com os três erros que você jamais deve cometer ao tentar vender um imóvel. Confira:

Omitir falhas do imóvel

É evidente que quando se tenta vender algum produto, optamos por ressaltar suas qualidades, afinal, ninguém vai querer adquirir algo que lhe pareça desvantajoso, não é? Porém, evidenciar as qualidades é algo bem diferente de omitir informações. Acredite, uma venda baseada na transparência vai ser sempre a melhor opção, pois ao deixar de lado algum tipo de falha no imóvel você poderá comprometer a venda e até mesmo ser processado.

Veja um exemplo: você sabe de uma infiltração na parede da cozinha, mas por ser pequena, você decide não informar ao futuro comprador. Na melhor das hipóteses, o comprador pode descobri-la e desistir da compra do imóvel. No pior dos casos, essa infiltração pode evoluir e acabar provocando defeitos maiores no imóvel, gerando custos altos ao comprador. Ele pode se sentir lesado e mover uma ação contra você pois o Código Civil determina que os negócios sejam regidos pela boa-fé e pela probidade, ou seja, dependem da sua honestidade e caráter.

Não estar disposto a uma visitação completa

Se você realmente deseja vender o seu imóvel, você deve demonstrar boa vontade com os interessados. Isso inclui estar disposto a uma visitação completa, com direito ao esclarecimento de dúvidas e detalhes sobre a propriedade. Pense que a pessoa dedicou tempo para ir até o imóvel, portanto, ela merece ser tratada com respeito. O interesse em vender o imóvel é seu, então mostre-se disposto a falar sobre tudo o que for importante para o futuro morador. Ao se negar a fazer uma visita completa ao imóvel, você acaba transmitindo insegurança, desleixo e falta de credibilidade. Quem realizaria uma compra tão significativa com um vendedor que não atua bem?

Uma dica preciosa é conhecer o imóvel antes da visitação. Você precisa ir antes do comprador, verificar tudo, pensar em sugestões bacanas de uso dos ambientes, ligar características do imóvel com o perfil do cliente. Marque dia e hora para a visita de acordo com a disponibilidade do cliente, explique como ele chega até o endereço e seja pontual. Sua dedicação soma muito a seu favor.

Não sanar todas as dúvidas do cliente

O processo de venda e compra de um imóvel não é simples e envolve várias questões burocráticas. Especialistas recomendam que você primeiro providencie toda a documentação atualizada do imóvel e dos futuros proprietários, pois são esses documentos que autorizam a finalização da negociação. Você também precisa atestar que o imóvel está sem nenhum tipo de pendência e que você está autorizado a vendê-lo de forma legal. Na lista de documentos que você precisa apresentar, estão o comprovante de IPTU e a certidão atualizada do registro do imóvel.

Além de toda a papelada e burocracia, explique detalhadamente as características do local, bem como as formas de pagamento pelo bem adquirido. Se ainda restar dúvidas por parte do cliente, faça de tudo para saná-las. Informação é muito importante para esclarecer e fazer com que o cliente consolide a venda.

Seja dedicado, honesto e esteja disposto a ajudar o seu cliente. Somente assim, você fica livre de cometer erros e espantar os compradores!

Fonte: Imovelweb


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.