Os avanços tecnológicos trouxeram, entre diversas vantagens, benefícios para a comunicação entre as pessoas. Primeiramente, facilitou a vida pessoal dos usuários das ferramentas, mas hoje já é possível afirmar que até mesmo o mercado de imóveis à venda aproveita as facilidades que a tecnologia trouxe para o dia a dia. Uma das provas disso é o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, que vem fazendo parte da vida de muitos corretores imobiliários.

A negociação de imóveis por meio do WhatsApp faz com que o corretor ganhe tempo e produtividade, já que pode atender diversos clientes ao mesmo tempo, sanando dúvidas e se colocando à disposição para questionamentos e apresentação dos empreendimentos. Estima-se que mais de 70% dos smartphones no Brasil têm o aplicativo instalado, o que mostra ainda mais as oportunidades que os profissionais do mercado imobiliário têm, se souberem usar a ferramenta corretamente. Confira algumas dicas!

Pergunte os meios de contato dos clientes

Antes de começar a mandar mensagens por meio do aplicativo, vale perguntar aos clientes se eles têm interesse em realizar contato por meio do WhatsApp. Vale explicar que a venda de imóvel com o WhatsApp pode facilitar muitos processos, tanto para mandar fotos de documentos, como vídeos do domicílio e outras informações. Respeitar o horário comercial também é um ponto importante.

Crie uma boa relação com seu cliente

Ao negociar, as conversas devem ser profissionais entre você e o possível comprador do imóvel. Entretanto, isso não inibe a chance de que você e o consumidor tenham uma relação amigável. A ligação entre vocês é tão importante durante a negociação como depois que o imóvel já estiver no nome do cliente. Ligue para ele para saber como está sendo morar naquele empreendimento e para saber precisa de mais alguma coisa. Ele deve ser um eterno cliente para você, até porque assim existem chances de ele recomendar seus serviços para conhecidos que precisem comprar um imóvel.

Não incomode os clientes

O WhatsApp pode ser usado para agilizar as negociações do imóvel, porém, é preciso se policiar para não passar dos limites com os clientes, ou seja, não é interessante ficar mandando várias mensagens durante o dia. Depois do contato inicial, mande uma mensagem perguntando se restou alguma dúvida e se colocando à disposição do consumidor. Caso um comprador em potencial suma por um período, vale mandar uma mensagem perguntando se está tudo bem e se ele deseja um novo encontro a negócios.

Existe uma ferramenta no WhatsApp que se chama “lista de transmissão”. Por meio dela é possível fazer uma lista de contatos recorrentes para mandar a mesma mensagem para vários clientes. Use boas fotos, simulações, vídeos e outros recursos que possam auxiliar na transação de venda do imóvel.

Qual imagem você transmite?

Ao usar o WhatsApp para negócios, é preciso separar bem a vida pessoal e profissional, já que não só os seus amigos, mas também seus clientes verão sua foto de perfil e status. É preciso manter a conduta não só na apresentação do contato, mas também na hora de conversar por meio do app de mensagens instantâneas. Evite gírias, abreviações e informalidade demasiada. Ao colocar a foto do seu avatar, nem pense em usar imagens de sunga na praia, ao lado de bebidas alcoólicas, no bar ou coisas relacionadas.

A grafia deve ser levada em conta. Mesmo que a ferramenta seja algo do mundo virtual e, de certo modo, informal, é preciso diferenciar a maneira como lida com seus conhecidos e seus consumidores. Seja sempre simpático e claro com os seus clientes.

Tenha agilidade

Principalmente para quem deseja uma rápida negociação, o WhatsApp é uma ótima ferramenta. As pessoas valorizam muito um ágil e bom atendimento, por isso, se souber usar o aplicativo, ele pode se tornar seu fiel amigo, já que permite que o corretor dê atenção particular e rapidamente para cada cliente.

Há pessoas que não podem negociar em horário comercial, já que estão trabalhando ou resolvendo coisas à parte. E aí é evidenciado outro benefício do WhatsApp: o cliente pode contatar o corretor a qualquer hora e, assim que o profissional visualizar a mensagem, responderá o cliente na mesma hora, agilizando as transações.

Atualmente os sistemas imobiliários possuem integração com Whatsapp agilizando o atendimento do corretor de imóveis.

Aproveite que hoje em dia grande parte das pessoas preferem se comunicar por mensagens instantâneas ao ter de enviar ou receber e-mails ou ligações. Além disso, vender imóveis com WhatsApp pode ser um grande diferencial para os seus clientes, já que isso não facilita apenas a sua vida, mas a deles também. Atente-se às boas práticas e comece a usar o aplicativo para as negociações. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.