Com o fim do ano chegando, muitos profissionais se preparam para a chegada de novos projetos para melhorar os negócios e com os imóveis à venda isso não seria diferente, mesmo que muitos corretores generalizarem janeiro como um mês irrelevante para a divulgação de seu trabalho (por ser o período de férias). Entretanto, ao contrário do que é dito por aí, o primeiro mês do pode trazer muitas oportunidades para o mercado imobiliário.

Os portais são as plataformas preferidas de que pretende realizar a aquisição de um imóvel ou alugar um. Vale lembrar que, no começo do ano, os portais imobiliários têm uma alta significativa de acessos, o que justifica ainda melhor o “porquê” de usar essas plataformas para anunciar imóveis.

Motivos para anunciar em janeiro

Existe certo “pico” de procura por imóveis no mês de janeiro e isso já pode ser observado há algum tempo. Na imagem abaixo é possível analisar o crescimento do volume de busca por imóveis do tipo “apartamento 2 quartos” durante o primeiro mês do ano (2014 a 2016). Os dados foram retirados da ferramenta Google Trends, que mostra o volume de um termo em certo período de tempo.

Alguns motivos são considerados para que esse tipo de busca aumente em janeiro:

  • Benefícios recebidos no fim do ano: Geralmente, no último mês do ano, as pessoas recebem uma renda extra, principalmente de 13º salário, bônus e participação no lucro da empresa. Tais valores funcionam como um pequeno “empurrão” para que os consumidores levantem um capital considerável para entrar em um financiamento ou garantir a possibilidade de uma mudança.
  • Período de férias: Depois das datas festivas de dezembro, alguns consumidores acabam tendo alguns dias para descansar ou até mesmo curtir mais um pouco as férias. Isso faz com que eles tenham mais tempo livre e os interessados em adquirir uma casa para viver podem pesquisar com mais calma o domicílio que desejam.
  • Novas metas: O início de ano marca um momento de tomar decisões para mudanças que, provavelmente, vão causar um grande efeito na vida das pessoas.

Reaquecimento do mercado

Desde o ano de 2014, o País passou por grandes acontecimentos que fizeram com que o mercado diminuísse o volume de negócios, já que o receio de clientes em potenciais para assumir novos custos em seu orçamento aumentou. Entretanto, a demanda por imóveis não deixou de existir. As pessoas ainda têm ciência de que precisam de um lar para morar, seja por conta de um matrimônio, crescimento ou diminuição da família, saída da casa dos pais ou até mesmo por mudança de cidade ou emprego. Por isso, o mercado vem sempre se reaquecendo.

Diminuição da concorrência

Grande parte dos corretores autônomos aproveitam os meses de dezembro e janeiro para tirar suas tão merecidas férias, assim como algumas imobiliárias diminuem o tamanho de suas equipes ou param, de forma geral, de trabalhar por algumas semanas. Com isso, certamente elas deixam de anunciar imóveis ou atender clientes nesse período, o que é um excelente motivo para os corretores aproveitarem ao máximo o mês de janeiro para anunciar imóveis na internet com menos concorrência.

Você não acha negativo para o consumidor gostar de um imóvel e só ter a resposta sobre como negociá-lo um mês depois? Por esse motivo, muitas transações podem ser deixadas de lado por parte dos clientes. De acordo com algumas pesquisas realizadas, uma pessoa leva, em média, um mês para escolher um imóvel para alugar, ou seja, se ela realizar o primeiro contato em janeiro, provavelmente só fechará a venda no começo de fevereiro. No caso da venda de imóveis, o período se estende ainda mais, visto que um comprador tem o tempo de seis meses como “ideal” para fechar um contrato.

Marque sua presença na internet durante o ano todo e saiba aproveitar os momentos que esse mercado de grande concorrência abre brechas nos negócios. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.