Você sabe qual é o trabalho realizado pelas corretores de imóveis ou corretores imobiliários? Essas empresas são fundamentais para quem pretende comprar, vender ou alugar um imóvel e quer fechar o negócio de uma forma segura e que atenda às suas necessidades.

Basicamente, um corretor de imóveis faz a intermediação da negociação e transação de um imóvel, seja ele urbano ou rural, residencial, comercial ou empresarial. O corretor vai colocar em contato o vendedor e o cliente, para que a relação comercial entre eles possa existir. Ou, entre locatário e locador, quando for esse o caso.

Quando uma pessoa (física ou jurídica) tem um móvel e deseja colocá-lo à venda ou para ser locado, tem a opção de entrar em contato com o corretor de imóveis para cadastrá-lo. Assim, a empresa vai ficar com o imóvel registrado em seus dados, com suas principais características, localização, valor e todas as outras informações necessárias.

Do outro lado, quando as pessoas desejam adquirir ou locar um imóvel, também procuram os corretores, descrevem o que estão procurando e, assim, o corretor vai mostrar quais são as opções que se encaixam naquele perfil.

E o trabalho não para por aí: os corretores também acompanham os compradores/locadores em potencial nas visitas aos imóveis, mostrando o espaço em detalhes, para que eles tenham mais ferramentas na hora de decidir se vão ou não fechar o negócio.

O serviço prestado pelos corretores é o de dar visibilidade para os imóveis disponíveis e, ao mesmo tempo, representam um local onde as pessoas sabem que podem encontrar a casa/apartamento/espaço comercial que desejam.

Também faz parte do trabalho da corretor imobiliário avaliar o valor do imóvel que vai ser colocado à venda. Para isso, normalmente há um avalista, que é um profissional especializado nesse tipo de trabalho. É uma função bastante séria, afinal, os possíveis compradores vão querer saber quais são os motivos para que o valor seja aquele e eles têm toda a razão em esperar que a imobiliária possa argumentar de forma clara e convincente.

O corretor também presta auxílio na parte burocrática, sabendo quais são os documentos necessários de ambas as partes para fechar o negócio.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.