Além de todos os desafios que a nossa profissão como corretor de imóveis tem, um dos principais pontos que devemos desenvolver em nossas especialidades é o dom de apresentar o imóvel ideal para os clientes interessados em nossa carteira. Sendo assim, é preciso antes de tudo entender quais as reais intenções das pessoas que chegam até nós em busca de uma propriedade. Para isso, vamos conhecer alguns tipos de perfil:

Cliente família

Este é o tipo mais comum de cliente. É válido lembrar que este perfil está sempre em busca do bem-estar dos seus parentes, por isso, para conquistá-lo, o ideal é focar em imóveis localizados em bairros seguros, confortáveis e que apresentam uma boa área de lazer no seu entorno.

Outro ponto para nos atentarmos é que, neste caso, é bem provável que toda a família faça parte da negociação, com isso, devemos explorar o lado emocional, sendo paciente e levando a opinião de todos em consideração.

Cliente trabalho

Os clientes-trabalho, além de buscar imóveis que localizam-se próximos ao escritório, buscam também propriedades que tenham espaço para um escritório “pessoal”, para os dias que precisar trabalhar em casa.

Apesar de parecer simples, vale lembrar que é preciso entender o tipo comercial deste cliente, visto que dependendo da sua atuação, o perfil de imóvel ideal pode se modificar. Profissionais que fazem apenas home-office, ou seja, trabalham sempre de casa, não apresentam a mesma necessidade de um freelancer, por exemplo, que precisa encontrar clientes com certa frequência. Sendo assim, para o segundo tipo de cliente, encontrar imóveis próximos de cafés ou restaurantes é um ponto a mais para conquistar este interessado.

Cliente investidor

Um imóvel que lhe renda o maior lucro possível é o que este tipo de cliente deseja. Com isso, é preciso focar em oportunidades que poderão gerar bons negócios. Com essa pessoa, devemos focar em dados e estatísticas claras, realizando um atendimento objetivo e direto, explorando todas as margens de oportunidades que ele terá com aquele imóvel. Por isso, devemos estudar os dados do nosso mercado e estar sempre atualizado para passar o máximo de confiança para o cliente investidor.

Cliente informado

Com a facilidade ao acesso à informação que a internet permite, muitos clientes já nos encontram minados de muitas informações sobre o que querem. Isso significa que ele terá argumentos para tudo o que falarmos. Sendo assim, precisamos nos atualizar para concordar ou discordar (de modo cordial) e ter bons motivos para convencê-lo.

Apesar das considerações, precisamos deixar que eles se sintam realmente os donos da negociação, pedindo sempre a opinião dele e deixando-o se expressar com relação às suas necessidades. Vale entender que é preciso cuidado para não demonstrar insegurança demais ao confiar TODAS as decisões dele.

Cliente desinformado

Ao contrário do cliente anterior, este não buscou praticamente nenhuma informação antes de encontrar o imóvel ideal para ele. Com isso, cabe a nós, como bons profissionais, orientá-los até o seu objetivo no primeiro contato.

Temos que pensar em ir com um pouco mais de paciência com este tipo de cliente, visto que ele não entende deste mercado e pode se assustar com a grande quantidade de informações deste setor.

Aproveitando este cliente como inspiração de melhorias para o nosso negócio, está aí a importância de, além de corretores de imóveis, sermos também geradores de conteúdos para que os interessados e desinformados possam entender melhor como funciona o processo de compra, como devem agir durante a negociação, quais os cuidados ao buscar um imóvel, entre outros assuntos relacionados.

Estes são, resumidamente, alguns perfis de clientes que encontramos em nosso mercado. Entretanto, é preciso lembrar que cada interessado tem suas particularidades e preferências e cabe a nós entender cada um deles e realizar um atendimento personalizado.
Fonte: Viva Corretor


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.