Com o aumento do número de celulares e o crescimento do acesso à internet tornamos uma prática comum fazer buscas no Google. Seja para tirar uma dúvida, lembrar de uma palavra, encontrar argumentos para uma discussão ou buscar um imóvel. A grande maioria das pessoas fica satisfeita apenas com os resultados da primeira página do Google. Mas você já se perguntou por que alguns sites aparecem primeiro do que outros nas pesquisas?

Desde que foi criado, o Google vem aprimorando sua inteligência para mostrar resultados que ele considera mais relevantes para quem faz a busca. Imagine você respondendo as perguntas de um potencial cliente que vai até a sua imobiliária ou está visitando um imóvel. Hoje, as pessoas procuram no Google e já chegam na fase da negociação com várias informações que não tinham antes da existência da internet. E você, corretor, pode continuar auxiliando os clientes nessas dúvidas.

Como aparecer na primeira página do Google?

Os corretores têm focado na produção de conteúdo para postar no próprio blog ou da imobiliária. Só que você precisa obedecer regras para aparecer na primeira página do Google, ajudar potenciais clientes e ainda deixar sua empresa lembrada. Os corretores que obedecerem aos critérios do Google para aparecer nos primeiros resultados serão os primeiros a já prestar um atendimento. Quanto mais você aparecer na primeira página e mais acessos tiver, mais o seu conteúdo se manterá entre os primeiros resultados.

A prática de trabalhar pensando nas regras dos portais de buscas para aparecer na frente dos outros e ganhar acessos ao seu próprio site é conhecida como SEO, sigla para Search Engine Optimization. Em português é traduzida como otimização de sites. Nossas dicas vão mostrar aos corretores o que devem fazer e que estratégias adotar para estar no topo dos resultados do Google. Veja abaixo e coloque em prática!

1 – Tenha uma equipe para cuidar da criação de conteúdo

Conteúdos relevantes aparecem na primeira página de resultados das buscas. E como o Google decide qual conteúdo é importante? O site leva em consideração diversos fatores. O tamanho do texto, a palavra-chave escolhida, se o material tem links para outras páginas. Como você fica muito tempo na rua, uma equipe para cuidar dessa área na sua imobiliária é o ideal.

Muitos profissionais de marketing, publicidade e propaganda e jornalismo estão se especializando na criação de conteúdo com as especificidades exigidas pelo Google e outros buscadores da internet. Além disso, é necessário acompanhar esse trabalho diariamente para ver os resultados que ele está trazendo para o seu negócio. Caso você queira entender melhor como funciona a produção de conteúdo para sua empresa pensada para o Google e o funil de vendas do consumidor, a HubSpot tem diversos cursos online que focam nesses assuntos.

2 – Use palavras-chave relevantes

Para que o seu conteúdo apareça nos primeiros resultados do Google é necessário definir uma palavra-chave para o artigo. As palavras-chave são a combinação de palavras que tenham relevância nas buscas. Imagine um cliente que quer entender melhor um contrato de aluguel. É bem provável que ele escreva “contrato aluguel” no campo de buscas.

Existem diversas ferramentas que ajudam a mostrar se a palavra-chave que você escolheu tem muita procura pelas pessoas. Elas também mostram qual a sua chance de concorrer com materiais existentes e que já possuem boa posição no Google. Destacamos três:

Google Trends – A ferramenta gratuita do próprio Google mostra os termos mais buscados no site durante um certo período de tempo. Além disso dá para comparar o volume de busca de uma palavra-chave com outra;

Keyword Research – Também do Google, esta ferramenta traz mais dados e filtros de comparação. Geralmente ela é usada por profissionais mais experientes acostumados ao dia a dia da otimização de conteúdo;

Semrush – Com um grande banco de dados, o Semrush foi criado por um grupo de especialistas em SEO e oferece outros serviços além das sugestões de palavras-chave. Abaixo segue um vídeo em inglês explicando mais sobre a ferramenta.

Vídeo explicando sobre o Semrush com áudio em inglês

3 – O tamanho do texto é importante

No começo desse artigo falamos sobre ter uma equipe dedicada para conteúdo, por conta do tempo que essa área demanda. Uma das atividades que requer muita atenção é a redação dos textos. Para o Google, artigos que ganham mais destaque são os que possuem 1.000 palavras ou mais. Com este tamanho, a leitura pode ficar cansativa, então faça o uso de diferentes mídias. Vídeos, fotos, infográficos e gifs ajudam o leitor a ter informações de maneira inteligente e divertida. Seja criativo!

Corretor, não esqueça também que você escreve para um público vasto e que pode estar na primeira experiência de compra ou aluguel. Ao definir um tema, lembre-se de responder todas as dúvidas possíveis relacionada a ele. Dessa forma você vai criar tópicos dentro do artigo que auxiliam a ganhar mais posições no Google.

4 – Crie um título matador com a palavra-chave

O título é um fator relevante para fisgar o leitor, mas também determinante para o posicionamento no Google. Para que o site posicione você bem, o ideal é que a palavra-chave esteja no começo do título. Mostramos alguns exemplos:

Contrato de venda: veja os documentos que você precisa

O fiador do aluguel precisa ter renda?

Conheça as forma de financiar o imóvel

5 – Lembre-se de quem busca pelo celular

Corretor, o seu conteúdo deve estar adaptado para a leitura nas telas dos celulares! Não esqueça que os acessos via dispositivos móveis crescem bastante a cada dia. Mesmo que o seu conteúdo esteja na primeira página do Google, se o cliente acessar e ele não se adaptar à tela, você vai perder um leitor e potencial cliente. Os profissionais de tecnologia que desenvolvem sites ajudarão com essa tarefa.

6 – Cuidado com as postagens programadas

Chega o final de semana e deixamos tudo programado nos blogs e redes sociais. Na correria da semana, acabamos na tentação de escrever textos mais simples do que geralmente produzimos. Muito cuidado! Tanto o público fiel quanto os novos podem acabar não encontrando qualidade e nunca mais acessarão seu site. É importante manter sempre o mesmo nível de produção de conteúdo.

Fonte: VivaCorretor


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.