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Vender um imóvel não é algo fácil, não é mesmo? Entretanto, alguns fatores e comportamentos podem ser um “a mais” para auxiliar nos momentos de negociação. A visita do imóvel é um desses diferenciais que podem e devem encantar o cliente. Porém, não basta levar o interessado até o local, é preciso usar algumas artimanhas para conquistar o consumidor.

Antes da visita, conheça o cliente

Antes de levar o consumidor em qualquer um dos imóveis disponíveis na carteira é preciso entender fatores como:

  • Qual tipo de imóvel desejado pelo consumidor (casa ou apartamento);
  • Quantos quartos;
  • Necessidade de vaga para o carro;
  • Bairro de preferência;
  • Metragem média do imóvel;
  • Valor estimado;
  • Entre outras características.

Conheça também os imóveis da carteira

Para falar com propriedade e passar segurança ao apresentar o imóvel, é preciso conhecer não só sua estrutura, mas os itens que estão presentes ao seu redor. Deixar um material com as características especiais de cada um, assim como anexar a região em que está localizado e as facilidades próximas (como supermercados, vias de acesso e transporte público) é uma maneira de se preparar.

Organize o imóvel antes da visita

Antes de levar o interessado até o local, é positivo visitar o ambiente sozinho para identificar possíveis barreiras e tirar dúvidas que podem ser as mesmas do cliente. Além disso, vale pedir para o proprietário organizar a casa (caso ainda haja habitantes nela), ou nós mesmos podemos fazer isso:

  • Mantenha o ambiente organizado;
  • Tente deixar o apresentar limpo;
  • Caso necessário, retire os objetos pessoais dos atuais moradores (artigos religiosos, de futebol ou objetos que mostrem características de quem mora por lá);
  • Pontue alguns pontos positivos sobre o imóvel para ressaltar durante a visita.

Conheça o bairro em que o imóvel se localiza

Um diferencial a ser acatado é conhecer o bairro e o que rodeia aquele local. Assim, poderá apresentar não só o imóvel ao interessado, mas também o que ele poderá aproveitar e o que pode ser útil para ele, como:

  • Farmácias;
  • Supermercados;
  • Escolas;
  • Pontos de ônibus;
  • Parques;
  • Outros pontos de interesse.

Para quem tem o aplicativo do VivaReal, esta tarefa se torna um pouco mais fácil, já que é possível colocar o endereço e identificar pontos de facilidade ao redor da residência.

Conheça os pontos fortes do imóvel

É preciso ter algumas “cartas na manga” ao apresentar o imóvel. Mostre itens diferenciados do imóvel, como um acabamento em gesso nas paredes, talvez, ou até mesmo a vista que alguma das janelas do imóvel proporciona. A apresentação de cada cômodo deve ser detalhada e a mais completa possível, fornecendo o maior número de informações para que o cliente se sinta seguro ao escolher aquele domicílio.

Vale entender sobre a vizinhança e tentar visitar o local em horários diferentes para conhecer o “movimento” do bairro.

Como passar uma boa imagem?

Alguns comportamentos podem dizer tudo sobre quem somos e sobre o quanto gostamos do que fazemos. Por isso promover uma boa imagem pode ser uma parte importante para quem está em busca de um profissional confiável. Certo? Portanto:

  • Mostre que gosta do seu trabalho ;
  • Demonstre respeito pelo seu tempo e o tempo do cliente, sendo (SEMPRE) pontual;
  • Mostre boa educação e simpatia (nunca de modo forçado);
  • Vale ter uma comunicação personalizada, lembre do nome do cliente e chame-o pelo nome sempre que possível;
  • Tenha em mente o código de ética dos corretores;
  • Não fale mal da concorrência, siga mantendo suas vantagens em alta.

Essas são algumas dicas do que pode ser praticado antes e durante a visita. Claro que vai muito além disso, mas absorvendo alguns destes costumes, a visita ao imóvel pode ser algo bem mais agradável, tanto para nós quanto para os interessados. Surgiu alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.

Fonte: VivaCorretor


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