Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.


Conheça algumas instruções que podem auxiliar na hora de criar um anúncio de imóveis que gera mais contatos

Os anúncios em jornais e panfletos já impactaram bastante o nosso mercado como forma de divulgação dos imóveis. Entretanto, principalmente depois dos avanços tecnológicos, a internet passou a ser um dos melhores pontos para atingir os clientes que estão em busca de um novo lar.

Veja abaixo algumas dicas de como criar um anúncio de imóveis que aumentam ainda mais as possibilidades de gerar mais contatos para a sua carteira de clientes. O bom de anúncio de imóvel é composto por:

  • Filtros
  • Endereço
  • Fotos
  • Valores
  • Descrição

1. Filtros completos

As pessoas buscam praticamente tudo por filtro e se o imóvel anunciado tiver algum erro neste quesito não vai aparecer, afinal as pessoas filtram na hora de buscar. Um exemplo clássico são os anúncios de kitinetes, em que muitas vezes os profissionais imobiliários colocam “0 quartos” (por conta da estrutura do imóvel).

No entanto, as pessoas sempre vão procurar pelo menos um quarto. Portanto, colocando “zero quartos”, seu anúncio acaba não aparecendo para as pessoas que filtrarem por ao menos um. Outro exemplo são os bairro com nome errado, que acaba acontecendo a mesma situação dos quartos. Quanto mais informações, mais chances de o seu anúncio ser localizado e você receber leads mais quentes. Insira, caso tenha:

  • Opções de lazer: piscina, churrasco, quadras de esporte, playground, salão de festa, entre outros;
  • Quantidade de vagas;
  • Quantidade de quartos;
  • Área do imóvel;
  • Opções de segurança: circuito de câmeras, portaria 24h.

02. Endereço completo do imóvel

Apesar de ainda ser um assunto bastante debatido em nosso mercado, a inserção do endereço completo no anúncio de imóveis é um diferencial diante dos concorrentes. Com esta característica, o consumidor pode pesquisar facilidades próximas, como farmácias, hospitais, mercados, pontos de ônibus ou a distância da futura residência até o trabalho, por exemplo.

Outro motivo para inserir este item na descrição, é que ele faz parte do “filtro” e, sendo assim, seu imóvel poderá ser encontrado com mais facilidade pelos usuários que realizam as buscas por sites como o Google, por exemplo. Visto que muitas pessoas tentam encontrar um lar por meio de um endereço ou bairro específico.

No VivaReal, por exemplo, 60% do tráfego do VivaReal é via celular, o dispositivo em que as pessoas usam geolocalização. Mais buscas no celular é igual a mais buscas por endereço completo.

3. Fotos e vídeos do imóvel

A escolha das fotos é um fator muito importante, já que este será o primeiro lugar que, geralmente, os usuários batem o olho e se encantam.

Foto de destaque: A foto de destaque é um dos primeiros lugares em que as pessoas que estão buscando um imóvel vão bater o olho. Por isso, é preciso colocar uma foto clara, ampla e que consiga valorizar o imóvel. Evite fotos que cortem móveis ou que dificultem que o cliente veja como é o local. Veja abaixo dois exemplos. Como consumidor, por qual anúncio se sentiria mais atraído se estivesse em busca de um novo lar.

exemplo de foto para anuncio de imóvel

Fotos do anúncio: As fotos inseridas dentro do anúncio também são de grande importância, visto que elas podem auxiliar para que o consumidor consiga se visualizar dentro do imóvel. É aconselhável colocar pelo menos 15 boas fotos em cada domicílio divulgado.

É possível tirar boas fotos com o smartphone SIM! Para isso, siga dicas como:

  • Aproveite-se da luz natural do dia;
  • Ajuste o foco da câmera do celular;
  • À luz do dia, evite tirar fotos do imóvel sentido os pontos de luz (como portas e janelas);
  • Ao tirar fotos noturnas, tente usar mais de uma fonte de luz, como lanterna de outro celular.
  • Veja no ato se a foto ficou boa, caso contrário, tire outra da mesma posição, para não ter trabalho redobrado e ter de voltar depois ao imóvel para fotografar.

4. Preencher os valores

Quem está buscando um lar, certamente tem uma quantia de dinheiro que pretende destinar para a aquisição do imóvel. Portanto, não se esqueça de inserir todos os valores que a pessoa terá de gastar com aquele domicílio. Isso inclui IPTU, condomínio (se for o caso) e outras taxas que estão incluídas.

5. Descrição

A descrição é um dos chamarizes de um bom anúncio. Portanto, não limite a criatividade na hora de descrever o empreendimento e passar todas as informações possíveis. Vale saber que os 200 primeiros caracteres devem receber grande atenção, isso porque este será o trecho que aparecerá em ferramentas como  o Google, por exemplo. Com a descrição do imóvel, a pessoa consegue visualizar o imóvel antes de visitar. Além disso aumentar as chances de aparecer no google e na busca aberta de portais imobiliários, como o exemplo abaixo do VivaReal. Preparamos algumas dicas básicas para você se dar bem na descrição:

Vale lembrar que é legal escrever de maneira que o cliente sempre se sinta convidado a conhecer o imóvel pessoalmente. Use frases como “venha conhecer este lindo imóvel”, “agende uma visita” e outras que transmitam um certo “acolhimento”. As redes sociais também são ótimas ferramentas para divulgar os domicílios e segmentar o seu público.
Viu como não é coisa de outro mundo fazer uma boa descrição para os imóveis de sua carteira? Siga essas dicas e procure aprimorar-se cada vez mais. E você, o que faz para chamar atenção dos consumidores para os seus empreendimentos?

Vale lembrar que é legal escrever de maneira que o cliente sempre se sinta convidado a conhecer o imóvel pessoalmente. Use frases como “venha conhecer este lindo imóvel”, “agende uma visita” e outras que transmitam um certo “acolhimento”. As redes sociais também são ótimas ferramentas para divulgar os domicílios e segmentar o seu público.
Viu como não é coisa de outro mundo fazer uma boa descrição para os imóveis de sua carteira? Siga essas dicas e procure aprimorar-se cada vez mais. E você, o que faz para chamar atenção dos consumidores para os seus empreendimentos?


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.