Para comprar a tão sonhada casa própria, não basta ir à procura de imóveis e escolher um. Essa aquisição é um dos investimentos mais caros da vida das pessoas, por isso, saber como economizar dinheiro para comprar um lar é imprescindível. Algumas considerações também devem ser feitas antes de fechar negócio: localização, tipo de imóvel, quantidade de cômodos e outras características, que podem ser cruciais na hora da decisão.

Existem recomendações que podem ser seguidas para quem busca uma permuta, financiamento ou a compra direta de um imóvel. As dicas de economia também são muito bem-vindas e podem fazer diferença para quem segui-las, na hora de comprar imóveis. Confira algumas sugestões!

Faça dívidas que não pesem tanto

Por envolver uma quantia alta de dinheiro, ao comprar um imóvel, planejamento e análise prévia das possíveis dívidas são necessários. Um dos grandes problemas dos financiamentos no País é a inadimplência. A falta de pagamento, na maioria das vezes, é causada por conta do alto valor que as pessoas fecham nas parcelas de qualquer negócio.

Quando a dívida é alta e as pessoas não querem parcelar por muito tempo, o montante a ser pago mensalmente é alto. E, algumas vezes, acaba sendo maior do que elas podem pagar. Consequentemente, além do nome negativado junto às instituições de proteção ao crédito, o futuro proprietário corre o risco de perder o imóvel.

O indicado é não comprometer mais do que 30% da renda mensal com a parcela do imóvel. Sendo assim, é possível pagar a residência e as demais contas que precisar. O valor máximo aceito pelas instituições financeiras para realizar financiamento também é de 30% da renda mensal.

Planeje a compra

O planejamento é algo essencial na hora de comprar um imóvel. O mais recomendável é tentar pagar o máximo que conseguir já na entrada do pagamento do empreendimento. Assim, as parcelas ficam menores ou em menor quantidade de meses para finalmente liquidar a dívida.

Apesar do conselho, não é em todos os casos que é possível dar uma grande quantia de entrada. Por isso, é preciso economizar desde o primeiro momento que pensar em comprar um imóvel. Separe mês a mês uma quantia fixa para guardar e dar de entrada na negociação. Existe a possibilidade de colocar o dinheiro em uma aplicação com rentabilidade ou em uma poupança. Outra dica é pagar à vista outras contas. Assim você evita contrair dívidas durante o período de planejamento e economia.

Inclua taxas e impostos na hora de orçar os gastos

Além do valor do imóvel em si, existem gastos como taxas e impostos que devem ser pagos ao comprar um lar. As taxas podem variar conforme a forma de pagamento da residência – à vista ou financiado – o valor e o tipo de empreendimento. Mas, no geral, existem outras pendências que devem ser pagas como, por exemplo, o Imposto sobre Transmissão de Bens (ITBI), que chega até a 3% do valor do bem.

Em alguns bancos, o futuro proprietário pode ainda ter as taxas de início de empréstimo, como tarifa de assinatura de financiamento, a taxa para avaliação do imóvel ou análise jurídica. Ao fazer o planejamento financeiro, é preciso se lembrar que esses outros gastos devem ser incluídos, afinal, eles também podem pesar no cenário final.

Simule o financiamento em vários lugares

Muitas instituições oferecem financiamento para comprar imóveis. Entretanto, cada banco tem suas taxas e regras pessoais, com juros diferentes e vantagens diversas para todos perfis de consumidor. Portanto, pesquisar e simular os financiamentos em mais de um lugar é um fator que pode ajudar na hora de fazer o melhor negócio.

Verifique o uso do Fundo de Garantia (FGTS) para compra de imóvel, uma vez que isso é permitido de acordo com as leis brasileiras. Para não atrasar e acabar perdendo a oportunidade do lar desejado, verifique também o tempo que os bancos levam para analisar o processo e liberar a documentação necessária.

Comprar o primeiro imóvel não é tão fácil, mas, com um bom planejamento, isso é possível. Restou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.