Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.


Criar uma imagem positiva é o primeiro passo para o sucesso da venda de imóveis

venda de imóveisJá ouviu a frase: “a primeira impressão é a que fica”? Ela está correta em diversos aspectos, especialmente na venda de imóveis. Independente do cargo, um bom profissional deve sempre transmitir uma impressão positiva para seus clientes. No caso do corretor de imóveis, isso é fundamental, uma vez que ele se relaciona diretamente com o consumidor e com o proprietário.

Em diversos casos, o primeiro contato pode influenciar muito no resultado da venda. Para isso, confira algumas dicas para causar boa impressão, tanto para o consumidor quanto para o proprietário do imóvel que deseja vender.

Aperto de mão

Pode parecer um gesto simples, que não é levado em consideração por algumas pessoas, mas o aperto de mão diz muito a respeito da personalidade de cada um. Na hora de conhecer o cliente, estenda a mão na mesma hora em que vê-lo – claro, de uma maneira elegante. Além disso, seja firme no aperto e amigável.

Sua credibilidade e confiança poderão ser transmitidas através desse pequeno grande gesto. Ao cumprimentar o comprador, tenha contato visual também. Seja uma relação de negócios ou não, o olhar passa confiança para pessoa que está conhecendo você.

Aparência

O corretor de imóveis deve ter uma boa aparência. O estilo pode variar de acordo com o tipo de cliente e a propriedade que irá apresentar, mas é importante estar vestido e asseado adequadamente.

Carisma

O cliente deve se sentir à vontade para falar com o corretor sobre suas expectativas e necessidades residenciais. Portanto, sempre que for conveniente, sorria. Um bom carisma, de preferência com sinceridade, conta muito para o comprador. O sorriso, além de mostrar simpatia, mostra o amor e a alegria que tem em sua profissão e, geralmente, é muito bem avaliado pelo consumidor.

Boa comunicação

Ser claro é muito importante, ainda mais no mercado de imóveis, onde os clientes apresentam tantas dúvidas. O tom de voz, construção das frases e coerência são fatores importantes e esse conjunto faz parte também da construção da primeira impressão. Tente sondar e entender os desejos do cliente, para que o mesmo seja fidelizado.

Evite pronúncias erradas, gírias e expressões que transpareçam intimidade demais para um começo de negociação – nem sempre todas as pessoas aderem isso da maneira que deveriam.

Comportamentos

Ser pontual também é imprescindível para causar uma impressão positiva no cliente. Estude e mostre seus conhecimentos sobre o mercado de imóveis, mas sem parecer soberbo. Não fale mal de concorrentes, prefira expor as vantagens e qualidades que você ou sua imobiliária podem oferecer ao cliente.

Ouça mais, fale menos

Existem situações em que o corretor de imóveis fala mais do que deveria. De nada vai adiantar contar como se tornou corretor de imóveis ou sobre a experiência das últimas vendas. A preocupação que o profissional deve ter com cada cliente é o que vai causar uma boa primeira impressão e levá-lo a concretizar o negócio. Tente traçar o perfil do seu cliente com perguntas sobre ele, então ofereça boas opções e escute seus apontamentos, dúvidas e anseios sobre a casa dos seus sonhos.

Ser presente

A disponibilidade do corretor após o primeiro contato também faz parte da impressão que ele passa ao comprador. Sempre que ele tiver uma dúvida, certamente irá te procurar e é de suma importância que você esteja ali para atendê-lo.

Como trabalhar depois que conseguiu a confiança do cliente?

Depois de formar uma imagem com o cliente, existem algumas coisas que podem ser feitas para auxiliar na manutenção do trabalho:

  • Faça contato com o cliente para saber se ele está satisfeito com a aquisição do imóvel;
  • Entre em contato em datas comemorativas, como aniversário, páscoa, natal/réveillon (seja por telefone, e-mail, mensagem ou outro meio de comunicação);
  • Peça indicação de amigos do cliente;
  • Solicite que ele faça uma avaliação sobre todo o processo;
  • Coloque-se à disposição para ajudá-lo nos problemas relacionados que surgirem.

Causar uma boa impressão não é um bicho de sete cabeças, mas não deve ser encarada como uma tarefa árdua ou sem necessidade. O encantamento e confiança do cliente pode fazer a diferença entre a venda de um imóvel bem ou mal sucedido.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.