Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.


Garantir a venda de um imóvel é o objetivo de todo o corretor, porém o financiamento imobiliário pode ser muito complicado e demorado, o que pode fazer o comprador perder o interesse.

Ajudar o comprador a realizar e a entender melhor como funciona o financiamento bancário demonstra empatia e pode ser o fator decisivo em uma venda. Descubra algumas dicas para você utilizar com seus clientes.

01 – Tenha modelos pronto para apresentar aos clientes

Os bancos possuem modelos de crédito para diferentes imóveis, diferenciando em comerciais, residenciais, rurais e etc.

Possuir alguns modelos básicos com informações relevantes, como as custas dos processos para realizar o financiamento, pode ajudar os compradores a entender como funciona e quanto custa para financiar seu imóvel.

Com isso o seu cliente já entra no banco com uma ideia em mente e facilita a negociação com o gerente. Desse modo o comprador se sente mais seguro e as chances de venda aumentam.

02 – Saiba como funciona a aprovação de crédito de um financiamento imobiliário

A aprovação do crédito com valores altos para a compra de imóveis passa por uma série de requisitos e análises nos bancos, mesmo com clientes com pré aprovação.

Desse modo é importante recomendar que o cliente simule a aprovação de seu crédito antes de escolher o imóvel, pois caso não seja aceito ele pode perder a motivação e dificulte futuras vendas.

03 – Ajude com a burocracia

A documentação exigida para realizar o financiamento pode ser um fardo para o comprador, parece que sempre falta mais um documento ou declaração.

O banco necessita de todos os documentos para comprovar a capacidade de pagamento e o compromisso, já que o valor é alto, mas mesmo assim é um processo enfadonho para o seu cliente.

Realizar uma lista que ajuda a organizar todos os documentos necessário e ajudar com a papelada vai facilitar a vida do comprador e impedir que ocorram atrasos na liberação do crédito.

04 – Entenda os seus clientes

Na hora de realizar o financiamento imobiliário cada cliente vai preferir um tipo de crédito ou outro. Os compradores que estão procurando a sua primeira casa própria para viver vão procurar financiamentos com prazos maiores e parcelas mais acessíveis.

Já investidores desse ramo vão preferir créditos com melhores taxas de juros para aumentar o seu lucro.

Saber identificar as pretensões dos seus clientes pode ajudar na hora de oferecer opções de crédito e também ajuda a identificar as emoções deles.

05 – Seja realista

Muitos compradores podem se animar com a ideia de comprar um imóvel e não pensar muito bem nas consequências da residência que escolher.

Ajudar os seus clientes a pensar de forma racional pode facilitar a venda e auxiliar na hora de conseguir o financiamento.

Para isso é importante saber realizar algumas simulações de crédito, assim você pode calcular o valor de imóvel que o cliente tem possibilidade de comprar.

De nada adianta convencer alguém a adquirir um imóvel se o banco não vai aprovar o financiamento imobiliário por ter pouca renda. Sempre considere que uma parcela pode comprometer no máximo 30% da renda familiar.

Também é importante definir uma parcela de entrada no valor do imóvel, já que geralmente os bancos financiam no máximo 80% do valor total.

06 – Conheça opções para ajudar no financiamento

Existem algumas opções financeiras que ajudam a complementar a renda para realizar o financiamento, como a liberação do FGTS para utilizar como entrada.

Se você conhecer as regras e como utilizar esses recursos, isso pode facilitar a vida de seus clientes, dando opções alternativas para que eles possam realizar o sonho da casa própria.

Auxiliando com essas opções além de facilitar a venda você também contribui com a aprovação final do crédito, já que abate parte do investimento e possibilita melhores condições de financiamento.

Conheça mais sobre o financiamento imobiliário.

Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro das opções de crédito que possibilitam a compra de imóveis.

Vender uma casa é mais do que apenas oferecer um produto, auxiliar o comprador com detalhes como a aprovação do financiamento pode gerar um sentimento de empatia e garantir não apenas aquela venda, mas indicações futuras, além de contribuir com a felicidade do comprador.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.