O display flexível está cada vez mais perto de se tornar realidade. E no Mobile World Congress (MWC), demos mais um passo para as telas dobráveis. A empresa inglesa Flexenable mostrou seu protótipo: em formato de relógio (ou pulseira, ou celular de pulso...), o dispositivo gerou muita curiosidade.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

A tela é feita de transistores escritos em plásticos – após mais de 10 anos pesquisando como substituir o vidro – para criar o chamado OLCD (display de cristal líquido orgânico). Aliás, as folhas de plástico-transistor também estavam em demonstração. E mostravam um “ponto-fraco” da ideia: é possível dobrar no limite da curvatura, mas sem fazer vincos. Caso haja um vinco, a corrente é interrompida e o sistema, paralisado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O OLCD também não é transparente, já que, assim como os LCDs tradicionais, usados na maioria dos celulares atualmente, não emite luz e precisa de uma fonte emissora. No caso do protótipo mostrado no MWC, também não havia sensibilidade touch -  que está nos planos da companhia.

Tela Flexível estará no mercado em até 18 meses, segundo empresa desenvolvedora (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Internet 5G vai chegar ao Brasil? Opine no Fórum do TechTudo

O OLCD, segundo os engenheiros, consome a mesma quantidade de energia e tem a mesma resolução do LCD comum. A Flexenable promete que sua tecnologia estará pronta para o mercado em até 18 meses – e

... que já está em negociação com grandes empresas do mercado. Os designers de gadgets mal podem esperar para revolucionar o já idoso celular rígido e retangular.

Fabrício Vitorino também falou mais sobre esta nova tecnologia na rádio CBN. Ouça o boletim:

Telas de celular flexíveis estão cada vez mais próximas

*O jornalista viajou a convite da Alcatel

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.