A Microsoft liberou a nova versão prévia do Windows 10 mais cedo do que o esperado, na sexta-feira (23). Com lançamento inicialmente previsto para ser ao longo desta semana semana, o novo sistema traz a assistente pessoal Cortana, o novo app do Xbox Jogos e novidades para o menu Iniciar e o painel de controle. Para baixa-lo, é preciso estar cadastrado no programa Windows Insider. Veja como instalar.

Como baixar e instalar o Windows 10 Preview

Windows 10 teve algumas das novidades lançadas nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/Microsoft)

A nova copilação do Windows 10 pode ser baixada no site da Microsoft (insider.windows.com) em forma de imagem de disco (ISO) e ser instalada a partir de um DVD ou pendrive. Segundo a empresa, os usuários que já têm o versão “Technical Preview” poderão recebê-lo diretamente via Windows Update ou na guia “Compilações de visualização” do aplicativo “Configurações do computador”. 

Novidades liberadas

Cortana: A atualização tem como principal mudança a chegada da assistente virtual Cortana. Disponível anteriormente para o Windows Phone, o recurso agora permitirá que o usuário use comando de voz para configurar lembretes, fazer pesquisa na internet, descobrir informações, entre outros.

A assistente ainda trará funções exclusivas para computadores, como a busca por arquivos e aplicativos e será ativada através do comando "Hey Cortana", sem que seja necessário clicar no ícone do microfone. Assim como nos telefones, no entanto, o recurso da Microsoft não está disponível em Português, sendo necessário fazer buscas em Inglês ou em outra das línguas suportadas.

Menu Iniciar:  A partir de agora, o usuário pode escolher se deseja permanecer com o padrão anterior ao Windows 8 ou se deseja executá-lo em tela cheia, como na atual versão do sistema. Em ambos os casos, o menu permite que o usuário fixe blocos dinâmicos dos aplicativos.

Configurações: Após diversas reclamações, a Microsoft finalmente unificou o antigo Painel de Controle ao aplicativo “Configurações do Computador”. Com isso, o usuário não ficará mais perdido entre dois aplicativos com funcionalidades quase idênticas.

Windows 10 traz novos aplicativos da Microsoft e assistente virtual Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft)

Central de notificações: Outro recurso importado do Windows Phone foi a Central de Ações. A partir de agora, os usuários poderão ver todos os alertas de aplicativos na parte direita da tela, substituindo a antiga Charm Bar. O recurso promete ser ainda sincronizado com os telefones da empresa, assim que o Windows 10 estiver disponível para smartphones.

Conexão de áudio e vídeo sem fio: Usuários que quiserem transmitir seus vídeos via Miracast ou ouvir músicas em caixas de som via Bluetooth poderão fazê-lo facilmente. Para isso, basta acessar um novo ícone da central de notificações.

Novos aplicativos: A nova versão do Windows 10 trará ainda os novos aplicativos de Mapas e Fotos anunciados na quarta-feira (21). O último, segundo a empresa, será capaz de sincronizar as fotos locais do usuário com seus arquivos no OneDrive

Loja de aplicativos: O novo aplicativo da Windows Store trará um design diferente do que o presente no Windows 8 e promete se adaptar melhor ao novo sistema da empresa.

... o aplicativo do Xbox liberado e deve se integrar ainda mais com o console (Foto: Divulgação/Microsoft)" height="386" width="695">Windows 10 tem novo aplicativo do Xbox liberado e deve se integrar ainda mais com o console (Foto: Divulgação/Microsoft)

Xbox Jogos: A última grande novidade liberada pela Microsoft nesta sexta-feira foi o novo app do Xbox. Segundo a empresa, ele promete funcionar totalmente integrado à Xbox Live, possibilitando que o usuário interaja com outras pessoas conectadas, veja suas atividades e compartilhe imagens e gravações de games no serviço.

O Windows 10 trouxe ainda pequenas mudanças e correções baseadas no feedback dos usuários. Segundo a Microsoft, esta se trata de uma versão técnica, que pode trazer alguns erros de sistema.

Lembre-se: a recomendação é não usar o Windows 10 como sistema principal, apenas teste.

O que você achou das novidades da Microsoft? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.