Se você usa Linux, provavelmente já sabe o quão útil a linha de comando pode ser para trabalhar com arquivos, instalação de software e execução de programas. Mas o recurso pode ser ainda mais eficiente caso queira executar vários comandos ao mesmo tempo. A combinação de dois ou mais comandos no terminal também é conhecido como “encadeamento de comandos”. Confira, no tutorial abaixo, quatro maneiras de combinar comandos.

Linux no macOS: como instalar XQuartz e rodar programas no Mac OS X

1) O operador ponto e vírgula (;)

O operador ponto e vírgula (;) permite executar vários comandos em sucessão. Para entender melhor, abra uma janela de terminal (no Ubuntu e Linux Mint, pressione as teclas Ctrl + Alt + T).

Em seguida, digite os seguintes três comandos em uma linha, separados por ponto e vírgula, e pressione Enter.

Executando três comandos em sequência no terminal do Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Essa sequencia lhe dará uma listagem do diretório atual (ls), mostrará qual diretório você está atualmente (pwd), e exibirá seu nome de login (whoami), tudo de uma só vez. Nesse combinação, você não precisa colocar espaços entre as vírgulas e os comandos, pois é possível inserir os três comandos juntos: ls;pwd;whoami.

2) O operador lógico E (&&)

Se você precisa que o segundo comando seja executado depois do primeiro, separe-os com o operador lógico E, que é representado por um duplo e comercial (&&). Por exemplo, se quiser criar um diretório chamado MyFolder e depois “entrar nesta pasta", digite a seguinte sequencia e pressione Enter:

mkdir MyFolder && cd MyFolder

Executando dois comandos com o operador E ( && ) (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Observe que ao executar a sequência, a pasta foi criada com sucesso. Como resultado, percebe-se que, na maioria das vezes, é mais seguro usar o operador lógico E, em vez do operador ponto e vírgula (;), pois isso garante que você não fará nada desastroso.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

3) O operador lógico OR (||)

Caso precise executar um segundo comando, apenas se o primeiro comando não for executado com sucesso, use o operador lógico OU, que é representado por duas barras verticais (||).

Por exemplo: se quiser verificar se existe uma pasta MyFolder ( [ -d ~/MyFolder ] ) e não existir, basta criá-la usando o comando mkdir ~/MyFolder. Em seguida, digite o seguinte comando no terminal do Linux e pressione Enter:

[ -d ~/MyFolder ] || mkdir ~/MyFolder

Executando dois comandos com o operador OU ( || ) (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

No exemplo, para que tudo funcione corretamente, certifique-se que exista um espaço após o primeiro colchete e antes do segundo. Caso não esteja assim, o primeiro comando que verifica se o diretório existe não irá funcionar. 

...

Se estiver tudo certo, como o diretório MyFolder não existe, o segundo comando criará o diretório.

4) Combinando vários operadores

Você também pode combinar vários operadores em uma mesma sequência. Por exemplo, para verificar se existe um arquivo ( [ -f ~/exemplo.txt ] ). Se isso acontecer, o sistema irá exibir uma mensagem na tela dizendo confirmando ( echo “Arquivo existe.” ). Se não, um comando criará o arquivo ( touch ~/exemplo.txt ). Então, digite o comando abaixo no prompt de comando e pressione Enter:

[ -f ~/exemplo.txt ] && echo “Arquivo existe.” || touch ~/exemplo.txt

Executando três comandos com operadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Diante desses exemplos, imagine as possibilidades e como isso pode ajudá-lo. Para completar, todos estes métodos de combinação também podem ser usados em scripts no Linux (e agora no Windows 10).

Netflix não abre no Ubuntu (Linux), como resolver? Troque dicas no fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.