Tabelinha 2.0! O popular método anticoncepcional usado pelas nossas avós – ou para alguns, só pelas bisavós – ganhou uma dose extra de credibilidade graças à tecnologia; combinando algoritmos inteligentes e apps bem inovadores para smartphones. Um desses aplicativos foi inclusive aprovado pelo Ministério da Saúde da Alemanha para prevenir a gravidez indesejada – assim, a ferramenta já pode ser classificada como um dispositivo médico em toda Europa. O aplicativo Natural Cycles é o primeiro software do mundo a ser oficialmente certificado por autoridades de Saúde. Mas com o sucesso, outros que fazem praticamente a mesma coisa já surgiram nas lojas de aplicativos de iPhones e Androids.

Aplicativos para controle do ciclo menstrual já existem há algum tempo. A novidade desses serviços é que agora eles utilizam inteligência artificial e aprendizado de máquina para, através das informações fornecidas pelas usuárias, aprender melhor a identificar o ciclo fértil. O resultado é uma eficácia tão grande quanto outros métodos mais populares como a pílula, por exemplo.

Cansada dos efeitos colaterais que a pílula anticoncepcional causava, a Paula conheceu essa categoria de aplicativos quando decidiu buscar uma solução mais natural e menos invasiva para não ter uma gravidez indesejada.

Além da temperatura corporal, alguns aplicativos pedem que a usuária coloque também informações sobre cólica, humor, pele, cabelo... Diferente da antiga tabelinha, os aplicativos também respeitam o fato de que nem todas as mulheres têm ciclos regulares. O algoritmo calcula os alertas partindo do princípio de que é possível engravidar em apenas seis dias por mês.

Alguns aplicativos são mais precisos que outros. O Natural Cycles, que foi aprovado na Alemanha, promete ser até mais seguro do que a camisinha, com taxas de eficácia parecidas às das pílulas. Em testes realizados com mil mulheres, menos de cinco engravidaram. Outros apps que não utilizam o mesmo algoritmo, podem ser menos seguros. E existe um motivo que não tem nada a ver com as mulheres para isso.

Interessante é que esses mesmos aplicativos também servem para o outro lado da moeda. A observaç

... ão do ciclo menstrual com a ajuda da tecnologia tem resolvido pelo menos 20% das queixas de mulheres com dificuldade de engravidar. Se a pílula anticoncepcional foi revolucionária nos anos 60, hoje esses aplicativos trazem – além de um método mais natural – maior autonomia, conhecimento e controle do próprio corpo para as mulheres.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.