O Android 8.0 (Oreo) finalmente está entre nós. Após muitos rumores, o Google confirmou o nome do sistema nesta segunda-feira (21) em transmissão de lançamento direto de Nova York, nos Estados Unidos. Como grande destaque, o novo Android promete otimizar a duração de bateria do celular. Ele permite que o usuário gerencie o funcionamento de aplicativos em segundo plano, a fim de limitar os recursos de apps que consomem muita energia do smartphone, como é o caso do Facebook.

Outra novidade bem-vinda é a promessa de uma inicialização mais veloz de sistema. De acordo com a empresa, o Android 8.0 tem o desempenho duas vezes mais rápido do que o 7.0 Nougat. A interface da plataforma, no entanto, não ganhará muitas modificações após o update. Entre as poucas mudanças visuais, há a opção de combinar as notificações por temas e a ferramenta de customizar os ícones de aplicativos.

Durante a apresentação, o Google confirmou o que muitos suspeitavam: a versão 8.0 se chama Oreo. Em rápido vídeo de anúncio, a empresa descreve a sua nova plataforma móvel como: "mais segura, mais inteligente, mais poderosa e mais doce do que nunca". Nas linhas a seguir, veja o que muda com a atualização do sistema operacional móvel.

O que muda no Android 8.0 (Oreo)?

Uma nova função que pode agradar aos usuários é a Picture-in-Picture (PIP), que permite ver dois aplicativos de uma só vez. Na prática, é possível assistir a um vídeo do YouTube em uma pequena aba flutuante na tela enquanto você conversa pelo WhatsApp ou faz uma ligação em vídeo, por exemplo.

Além disso, o novo sistema recebe a ferramenta Autofill (preenchimento automático, em português), que promete facilitar o processo de preenchimento de formulários e senhas. Com o recurso, você não precisa mais lembrar de todos as suas credenciais para fazer login em seus aplicativos e redes sociais.

A opção Smart Text Selection (Seleção de Texto Inteligente, em português) tem a proposta de agilizar o processo de cópia de informações no celular. Graças à inteligência artificial, a nova plataforma consegue reconhecer nomes de pessoas e estabelecimentos para selecionar o que você deseja duplicar mais rapidamente – o que dispensa o toque longo para copiar e colar conteúdos.

Otimização de bateria

De acordo com o Google, um smartphone com o Android Oreo tende a usar menos energia. O usuário poderá controlar as atividades em segundo plano, o que deve limitar funções de aplicativos que consomem muita carga. Para o recurso funcionar, os desenvolvedores precisam adaptar os aplicativos para economizarem bateria. Os usuários não precisam ativar a função no celular: é necessário apenas atualizar o dispositivo.

Interface

O visual não recebeu muitas modificações no Android Oreo. Entre as mudanças de navegação, está o recurso de agrupar notificações de acordo com temas, o que ajuda a tornar a cortina do sistema mais limpa. Na prática, é possível juntar alertas de mensageiros diferentes em um só grupo, como, por exemplo, o WhatsApp, o Messenger e o Allo.

Além disso, o Android 8.0 traz a opção de personalização de ícones de forma nativa. Em sistemas anteriores, só é possível customizá-los por meio de aplicativos externos. Outra novidade na interface é a função de mudar os atalhos exibidos na tela de bloqueio do aparelho – recurso já visto na Touchwiz da Samsung.

Google Play Protect e Google Assistente

O sistema acompanha o Google Play Protect, um antivírus que checa os aplicativos instalados no telefone para confirmar se todos os apps estão funcionando corretamente. O programa é capaz de remover malwares do sistema opera

... cional, seja em softwares instalados via Google Play Store ou por meio de outras lojas.

Apesar de não ser exclusividade do Android 8.0, a Google Assistente é outra funcionalidade que chega com o sistema. Como principal novidade, a assistente de voz do Google é capaz de receber comandos por meio de texto e ainda consegue manter conversas com os usuários. A Google Assistente já começou a ser liberada no Brasil, com o idioma em português. É importante lembrar que o software de inteligência artificial também é compatível com dispositivos com Android 6 (Marshmallow) e Android 7.

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.