O PhotoScape X é um editor de imagens para baixar no Windows e ou macOS que pode ser uma alternativa grátis ao Photoshop. O programa tem versão paga, mas libera boa parte de seus recursos para uso livre, e pode ser um caminho viável para quem precisa retocar e melhorar a qualidade das fotos no PC, mas não está disposto a comprar o software da Adobe. O aplicativo grátis não traz compatibilidade com camadas, mas tem vários outros atributos semelhantes ao rival mais famoso. Veja a seguir oito coisas que você pode fazer ao baixar o PhotoScape X para editar fotos no computador.

Cortar e redimensionar

Ao abrir o PhotoScape X e acessar a aba “Editor”, o usuário se depara com uma variedade grande de recursos em um menu lateral. A primeira opção se chama “Editar”, que reúne as ferramentas mais básicas para modificar imagens importadas para o programa – basta arrastar uma foto para o painel vazio e começar a trabalhar.

Use o primeiro conjunto de ferramentas para cortar, redimensionar e aplicar outros ajustes básicos na imagem. Por padrão, o PhotoScape X vem configurado para trabalhar com pixels como unidade de medida. O funcionamento das funções de corte e redimensionamento se parece muito com o do Photoshop.

... e-color-primary"> Corte e redimensione imagens de maneira simples no PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desfoque, bokeh e mais

Na aba “Ajustes”, mais abaixo, você tem acesso a uma seleção de recursos um pouco mais avançados, que incluem controle automático de níveis da imagem, desfoque, desfoque bokeh e limpar a pele. A maioria dos itens é liberado no PhotoScape X grátis, com algumas poucas opções marcadas como “Pro”.

Aplique ajustes avançados na imagem, como a opção de desfoque (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Efeitos

O terceiro grupo de retoques da função “Editor” se chama “Efeitos” e se concentra em modificações mais profundas na imagem. Em cada opção, é possível ajustar o nível e a localização do efeito para obter o resultado desejado. Ao clicar em cada item, o programa exibe uma janela secundária que permite fazer a edição de, somente, determinado efeito.

Pincel de aquarela é um dos efeitos disponibilizados pelo PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Transformações

Em “Transformações”, o PhotoScape X permite modificar a forma da imagem com alguns recursos conhecidos do Photoshop: olho de peixe e perspectiva são alguns deles. O programa ainda oferece algo mais atual, como “pequeno planeta” e “objeto 3D” – o último dá profundidade à imagem.

Olho de peixe é uma das opções de transformação de imagem no PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ferramentas de cor

Os ajustes de cor do PhotoScape X são mais fáceis de usar do que os do Photoshop. O painel de cores traz uma seleção de modificadores na lateral com barras de progresso que mostram na hora o resultado da mudança na imagem. O destaque vai para a função “Cor automática”, que realiza uma edição autônoma para deixar a foto com aspecto mais vívido e agradável aos olhos.

Ferramenta de cor automática ajusta sozinha a imagem no PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Filtros

Na opção “Filme”, o editor gratuito oferece uma variedade satisfatória de filtros de cor para aplicar. Similar ao Instagram – e ausente, ao menos dessa maneira, no Photoshop –, o recurso requer apenas um clique para modificar a imagem. Na seção “Fotos antigas”, por exemplo, o PhotoScape X permite deixar uma imagem com aspecto de retrato velho rapidamente.

PhotoScape X tem filtros avançados para usar com um clique (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Moldura

O PhotoScape X oferece uma seleção farta de molduras para usar na imagem, mesmo desconsiderando todas as opções exclusivas da versão premium. Elas são separadas em três categorias: “molduras”, com pequenas linhas que perpassam a imagem; “formas”, que aplica círculos, quadros e outros objetos ao redor da imagem; e “bordas”, que traz opções de corte dos cantos e outros efeitos para modificar as laterais da foto.

PhotoScape X tem seleção vasta de molduras para imagens (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Formas

No menu “Inserir”, o PhotoScape X coleciona uma série de formas para criar e adicionar na foto, como setas, quadrados e círculos (preenchidos ou não). É possível inserir também texto, figuras, adesivos, filtros flutuantes (mosaico, desfoque e outros) e até o efeito lupa, tudo com um clique. Cada objeto se comporta como uma espécie de camada na imagem, permitindo que o usuário modifique o tamanho e mova de lugar depois de adicionar.

Menu Inserir do PhotoScape X adiciona objetos e até lupa na imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quais os melhores aplicativos para edição de foto? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.