O iOS 12 deve permitir que sejam cadastrados mais de um rosto no Face ID. A novidade não foi anunciada pela Apple no lançamento do sistema durante a WWDC 2018. Entretanto, o site 9to5Mac identificou a função na versão beta para desenvolvedores, liberada esta semana.

Até então, o Face ID permite que apenas um único rosto seja habilitado para desbloquear o aparelho e autenticar compras do Apple Pay. A nova versão do sistema do iPhone e iPad passa a deixar que até duas pessoas sejam cadastradas para biometria.

Face ID desbloqueia iPhone X com detecção 3D do rosto do usuário (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A mensagem de configuração da função é bastante vaga, no entanto. Ela diz apenas que o Face ID pode reconhecer uma aparência alternativa: ao ativar o recurso é possível habilitar duas pessoas distintas. O único requisito é que, antes de fazer o cadastro, o Face ID seja resetado. Assim, todo o aprendizado sobre o rosto do usuário armazenado no aparelho é perdido.

A função vai facilitar quem enfrenta problemas na autenticação do recurso como, por exemplo, o uso de óculos ou mudanças drásticas no visual. Mas também vai permitir que pessoas que compartilham o iPhone X com outro membro da família possa também desbloquear o aparelho com a face e não por meio de uma senha adicional.

... container" style="padding-bottom: 58.5611510791%;">

iOS 12 permite adicionar dois rostos no Face ID (Foto: Reprodução/9to5Mac)

A câmera True Depth é a responsável pelo Face ID, biometria introduzida junto com o iPhone X que substitui o Touch ID (sensor de digitais). A tecnologia combina a câmera frontal, um sensor infravermelho e um projetor de pontos. Com isso, consegue escanear o rosto do usuário em três dimensões. A partir daí, o chip A11 Bionic processa as informações e consegue liberar o dispositivo quase que de forma instantânea.

Face ID no iPad

A biometria facial deve chegar a um futuro iPad. Quem instalou o beta para desenvolvedores do iOS 12 no iPad também pôde constatar a mesma função de cadastrar dois rostos. Vale lembrar que, até agora, não há nenhum modelo com a tecnologia da câmera True Depth, mas um rumor de longa data aponta que a Apple planeja lançar um tablet com o recurso.

Face ID aparece em beta do iOS 12 no iPad (Foto: Reprodução/Guilherme Rambo(@_inside))

No iPad, a possibilidade de cadastrar outro usuário no Face ID seria bastante útil. É muito mais propenso do tablet ser compartilhado com outras pessoas do que o iPhone. No entanto, algumas dúvidas ainda precisam ser respondidas como, por exemplo, se além de desbloquear o aparelho o usuário secundário poderia também validar compras pelo Apple Pay.

O iOS 12 foi anunciado pela Apple esta semana e traz a estabilidade como principal característica, com a promessa de deixar até mesmo os iPhones antigos mais rápidos. Entre as novidades está mais informações sobre a bateria, mais privacidade no Apple Fotos, Memoji e a Siri mais inteligente. A expectativa é que o sistema seja liberado para todos usuários até setembro.

Com informações 9to5Mac e BGR



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.