Vayne é uma das campeãs favoritas entre os Atiradores em League of Legends (LoL) e escolha bastante frequente nas filas ranqueadas, com números que superam outros personagens como Caitlyn, Draven e Jinx, por exemplo. No entanto, seus pontos fracos e counters, como Kai'Sa, Lucian e Xayah, fazem com que ela seja uma escolha arriscada no competitivo atual. Veja, a seguir, um pouco sobre a Vayne no meta do LoL, além das pro builds e runas mais usadas entre os jogadores profissionais.

Atualização 8.18: o retorno da Vayne?

Desde o seu lançamento em 2011, Vayne apresenta uma deficiência clara: seu early game. Além de ser uma campeã frágil, levando em consideração sua vida e armadura base, o alcance de seu ataque básico é baixo para um Atirador e ela precisa se arriscar mais do que o normal para adquirir recursos. Como consequência, o número de matchups desfavoráveis, entre Atiradores e Suportes, aumentava consideravelmente. Mas o Patch 8.18, que veio ao ar no início de setembro de 2018, se preocupou em ajudá-la nesse começo complicado de jogo.

O update diminuiu o tempo de recarga da habilidade "Rolamento" da personagem nos primeiros níveis, passando de 6 para 4 segundos só no primeiro nível. Com a mudança, Vayne ganhou uma ajuda para desviar das habilidades lançadas contra ela na Rota Inferior e, assim, sobreviver por mais tempo no early game, além de poder avançar com mais segurança contra o time inimigo. Mas o ajuste não foi suficiente e Vayne continua sendo uma escolha arriscada no competitivo. Apesar de ser campeã exótica para as ligas principais, ela ainda está presente nas filas ranqueadas.

Principais counters da Vayne

Como se trata de uma rota jogada em dupla, haverá matchups ruins ou boas tanto para o Atirador como para o Suporte. No caso dos Atiradores, Vayne terá mais dificuldades contra campeões com grande alcance em seus ataques básicos. Casos, por exemplo, de Caitlyn e Ashe. Além disso, levando em consideração as estatísticas das filas ranqueadas em geral, Draven também costuma ser uma escolha excelente contra Vayne, assim como Atiradores presentes no metagame do competitivo, como Lucian e Kai'Sa.

São poucos os Suportes que não ameaçam a Vayne. Campeões que abusam muito do poke, como Zyra e Brand, podem tornar a rota da Vayne bastante complicada sem correr tantos riscos e a obrigando a voltar para base em pouco tempo. Já campeões como Alistar e Thresh conseguem impor pressão na rota e se aproveitar do alcance baixo da Vayne para encaixar seus controles de grupo com facilidade.

Pro Build da Vayne

Por conta da habilidade "Dardos de Prata", a maior arma da Vayne sempre foi a velocidade de ataque para que ela ative o efeito dessa habilidade mais rapidamente e cause dano ainda maior aos adversários. Essa é uma das razões para a "Espada do Rei Destruído" estar sempre presente nas builds da Vayne. Além desse item, é bastante comum nos patchs atuais ver a Vayne usando "Lâmina da Fúria de Guinsoo", "Dançarina Fantasma" e "Canhão Fumegante". Dependendo do jogo, pode haver a necessidade de comprar itens defensivos como "Bandana de Mercúrio" ou o "Anjo Guardião" antes de fechar um outro item poderoso de dano, como o "Gume do Infinito".

O jogador que é maior referência com a campeã, o chinês Jian "Uzi" Zi-Hao, da Royal Never Give Up, tem como escolha mais recorrente a runa

... "Pressione o Ataque" da Árvore de Precisão para aumentar o dano recebido no adversário a cada terceiro ataque básico. Porém, é mais comum ver os players optarem pela velocidade de movimento e sustain da runa "Agilidade nos Pés", caso dos Atiradores Kasper "Kobbe" Kobberup, da Splyce, e Nicolás "Fix" Sayago, da Kaos Latin Gamers, que também foram dois dos poucos profissionais a se arriscar com campeã na temporada 2018. A escolha dependerá do estilo de cada jogador.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.