O LinkedIn é uma rede social voltada para negócios e vagas de emprego que conta com mais de 29 milhões de usuários no Brasil. A plataforma é usada por recrutadores para encontrar e identificar pessoas aptas a novas oportunidades de emprego. Para aumentarem as chances de se destacar nos resultados de pesquisas, os usuários podem incrementar o perfil com ferramentas nativas da rede social, como a adição de competências, inserção de mídias audiovisuais e solicitação de recomendações. Na lista a seguir, o TechTudo separou cinco dicas para melhorar sua página profissional no LinkedIn e atrair recrutadores.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Crie uma URL personalizada

Ter um perfil com endereço personalizado faz com que o usuário suba nas pesquisas do LinkedIn e alcance um melhor posicionamento em mecanismos de buscas como o Google. Além disso, URLs customizadas são esteticamente mais agradáveis e ajudam a criar uma melhor impressão nos recrutadores. Outro benefício de personalizar a URL é poder adicioná-la a currículos e cartões de visita, por exemplo. Confira abaixo como fazer o procedimento.

Passo 1. Em sua página profissional, pressione "Editar perfil público e URL", no canto superior direito;

Passo 2. Digite uma URL personalizada e finalize a modificação com a opção "Salvar".

2. Adicione competências ao perfil

Muita gente não sabe, mas as habilidades profissionais funcionam como palavras-chave no LinkedIn. Isso significa que, se um recrutador está em busca de alguém que domine o Excel, e essa competência está descrita em seu perfil, sua página tem chances de aparecer nos resultados de pesquisa. Por isso, vale separar alguns minutos para listar suas aptidões e conhecimentos. O LinkedIn permite inserir até 50 competências, então aproveite bem o espaço.

Passo 1. Em seu perfil, desça até a seção "Competências e recomendações" e selecione "Adicionar nova competência";

Passo 2. Na barra de pesquisa, digite quantos conhecimentos profissionais desejar e confirme em "Adicionar".

3. Peça recomendações

No LinkedIn, as recomendações ajudam a reforçar suas competências e a atestar sua credibilidade profissional. Esses depoimentos agregam ainda mais valor ao perfil se forem feitos por pessoas-chave, como superiores e clientes, mas também é válido recebê-los de colegas de trabalho do mesmo nível hierárquico ou de diferentes departamentos. Segundo a rede social de networking, pessoas com recomendações têm três vezes mais chance de obter visualizações no perfil através de pesquisas.

Passo 1. Entre no perfil de quem deseja solicitar a recomendação e pressione "Mais". Em seguida, selecione a opção "Solicite uma recomendação";

Passo 2. Será aberta uma nova janela em que é preciso informar de onde você conhece o profissional em questão e que cargo exercia na época em que trabalhavam juntos. Preencha os campos solicitados e pressione "Avançar";

Passo 3. Escreva uma mensagem personalizada e assinale "Enviar".

4. Atualize a foto do perfil e o título profissional

Usuários que têm foto de perfil no LinkedIn são até 14 vezes mais vistos nos resultados, por isso é importante não apenas personalizar um avatar, como também escolher bem sua imagem profissional. O retrato não precisa ser muito formal, mas deve ser compatível com o seu meio de trabalho.

Outro dado importante que precisa estar atualizado é o título profissional, indicado

... logo abaixo do seu nome. Em geral, esse campo é preenchido com o cargo atual, mas isso não é uma regra. É possível aproveitar o título profissional como um espaço para atrair a atenção de recrutadores e novos contatos, acrescentando áreas em que atua e palavras-chave referentes ao seu universo de trabalho, como "Jornalista | Especialista em Gestão de Redes Sociais | Mestranda em Comunicação Corporativa Integrada".

Vale, ainda, escrever um resumo sobre a sua trajetória profissional, que será exibido na seção "Sobre", logo abaixo do "cartão de visitas" do perfil. Nesse ponto, a dica é ser sucinto e destacar as principais conquistas com números e estatísticas, se possível. Aprenda a seguir como fazer as modificações sugeridas.

Passo 1. Em seu perfil, selecione o lápis azul ao lado do botão "Mais". Esse ícone também permite editar o resumo profissional, disponível na seção imediatamente abaixo;

Passo 2. Para trocar a foto, assinale o ícone de lápis e faça o upload de uma nova imagem. Atualizar o título profissional é igualmente simples: basta digitar o cargo ou frase desejada no campo correspondente. Ao final, salve as alterações.

5. Aproveite o recurso de mídia para se destacar

O LinkedIn possui uma ferramenta que permite adicionar documentos, fotos, sites, apresentações e vídeos externos à descrição da sua experiência profissional. O recurso, que é especialmente útil para redatores e profissões visuais, como arquitetura, publicidade e design, ajuda a incrementar o perfil e destacá-lo dos demais. É possível adicionar mídias a partir de links e de arquivos do próprio computador.

Passo 1. Em seu perfil, desça até a seção "Experiência" e selecione o lápis azul;

Passo 2. Uma nova janela será aberta. No campo "Mídia", carregue um arquivo a partir do seu computador ou cole um link de qualquer página da web. No último caso, é preciso clicar em "Adicionar" para carregar a mídia. Guarde as mudanças pressionando o botão "Salvar", no fim da caixa de diálogo.

Via LinkedIn

LinkedIn é gratuito ou precisa pagar? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.