Final Fantasy 9 completou 20 anos do seu lançamento. O game foi lançado no dia 7 de julho de 2000, pela primeira vez, no PSOne, antigo console da Sony. O clássico só chegou ao ocidente em novembro do mesmo ano e virou um sucesso. O título trouxe uma série de novidades para a franquia, mas também manteve características tradicionais, como personagens com classes bem definidas – mago, ladrão, guerreiro, etc – e, claro, um nível gráfico bem realista para sua época. A história era focada em Zidane Tribal, um jovem que se envolveria em uma trama repleta de magia e traições, com outros personagens igualmente marcantes.

No ano 2000 o PSOne estava prestes a ser substituído pelo PlayStation 2 (PS2), mas mostrava que ainda tinha fôlego com jogos que chegaram no final de sua geração. Confira, a seguir, outras curiosidades sobre o clássico Final Fantasy 9, jogo que marcou geração.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Despedida do PSOne

Final Fantasy 9 marcou a despedida da franquia no PSOne. Foi neste console da Sony que também foram lançados Final Fantasy 7 e Final Fantasy 8, que marcaram época por si só. Com Final Fantasy 9, a Square Enix mostrou que o aparelho ainda tinha muita coisa boa para apresentar em termos gráficos, mesmo no fim de seu ciclo no mercado.

Comercial curioso

Jogos japoneses costumam ter comerciais curiosos, e Final Fantasy 9 fez parte de uma campanha da Coca-Cola em sua época de lançamento. O fato é curioso pois os videogames não faziam parte da cultura pop nos anos 90 como fazem hoje. No comercial o protagonista Zidane corria atrás de uma tampa de Coca-Cola, enquanto o refrigerante transforma o mundo ao seu redor.

Referência rara

Na época de Final Fantasy 9, continuações diretas ou ligações entre os títulos da saga eram incomuns. Porém, em uma loja de armas na cidade fictícia de Lindblum, o protagonista Zidane verifica uma grande espada e diz: “Eu lembro de um cara de cabelo espetado que carregava algo assim”. Ele fala de Cloud Strife, um easter egg do herói de Final Fantasy 7.

Zidane ou Goku

Apesar de se chamar Zidane, o protagonista de Final Fantasy 9 não foi inspirado em Zinedine Zidane, ex-jogador de futebol da seleção da França. Porém, seu visual e o rabo de macaco podem ter sido inspirados em Goku, herói da saga Dragon Ball que tem características parecidas. Vale lembrar que Goku é fruto de inspiração em uma lenda chinesa, Jornada ao Oeste, que pode ter sido a mesma fonte para o visual de Zidane.

Zidane em outros jogos

Zidane Tribal, o protagonista de Final Fantasy 9, também já participou de dezenas de outros jogos da série e de spin-offs da Square Enix e de outras empresas. Alguns deles são: Dissidia, Dissidia 012, Dissidia NT, Final Fantasy All the Bravest, Triple Triad, Mobius Final Fantasy, Theatrhythm Final Fantasy e Monster Strike.

13 anos depois, um segredo

Um segredo foi descoberto no jogo 13 anos após seu lançamento. É uma missão secundária e que nunca foi registrada em nenhum outro local, a não ser em um guia japonês, que só foi lançado no Japão, anos após a chegada do game às lojas. A missão envolve a masmorra final do jogo e só pode ser ativada ao seguir estritamente comandos específicos ao longo da aventura.

Relançado com melhorias

Em 2016, Final Fantasy 9 foi relançado para PC, via Steam, além de Android e iOS (iPhone). Esta reedição do j

... ogo veio com os mesmos gráficos, porém em alta definição, portanto não é um remake, mas sim um remaster. O relançamento também trouxe melhorias e incrementos na jogabilidade.

No título era possível modificar o dano, dinheiro e a vida dos personagens, para deixar o game mais fácil, aumentar a velocidade para acompanhar a história mais rapidamente e também salvar o progresso em nuvem, para não perder o que foi feito. Mais tarde, esta reedição também chegou aos consoles atuais, como PlayStation 4 (PS4), Xbox One e Nintendo Switch.

Qual o melhor Final Fantasy? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.