Valorant é o FPS 5x5 tático da Riot Games com download grátis para PC. O jogo de tiro gira ao redor de duas equipes com cinco jogadores que devem executar tarefas para vencerem. A lógica básica por trás do game envolve dois grupos: o primeiro, que deve atacar, e o segundo, que precisa defender seu território. Além disso, o título conta com um elenco de 13 personagens, gameplay variada e mapas com easter eggs espalhados pelo cenário. Confira, nas próximas linhas, dez motivos para começar a jogar Valorant.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Gratuito

Há um ano, quando a Riot Games anunciou novos jogos para o seu catálogo, muito se especulou sobre o preço do game de tiro da desenvolvedora. Na época conhecido como "Project A", Valorant já chamava a atenção dos jogadores pela proposta futurística e pela capacidade de se tornar um fenômeno dos esportes eletrônicos. Felizmente, após o anúncio oficial, foi confirmado que o título ficaria disponível para download gratuito no PC.

2. Requisitos mínimos

Além de ser gratuito, outro ponto positivo do game são seus requisitos mínimos. Ao combinar a gratuidade com requisitos acessíveis, Valorant consegue alcançar um número maior de jogadores. A tabela da imagem acima, que mostra o mínimo e o recomendado para rodar o título no PC, indica que até as máquinas mais "fracas" devem rodar o jogo sem problemas.

3. Gameplay

Com um elenco de personagens diversificado, o jogo apresenta vários tipos de habilidades. Alguns poderes são voltados para um estilo de jogo mais agressivo, enquanto outros focam no bem-estar da equipe. Dito isso, é de se esperar que a gameplay de Valorant figure entre os pontos altos do título. Com uma jogabilidade fluida e a possibilidade de criar inúmeros combos entre os agentes, você deve demorar um pouco para enjoar do game.

4. Personagens

Atualmente, Valorant conta com 13 personagens presentes em seu elenco. Cada agente possui características únicas, tanto no modo de falar quanto em suas vestimentas. Alguns são sombrios, como o Omen, um ser misterioso e fantasmagórico; enquanto outros, como a brasileira Raze, são mais animados e vibrantes. Ainda não há muitos detalhes sobre as histórias por trás dos personagens, mas a Riot Games já demonstrou interesse em se aprofundar, aos poucos, na trama do game.

5. Dublagem

A equipe de dubladores de Valorant possui vozes conhecidas no elenco, como a de Wellington Lima, dublador da Kurama no anime japonês Naruto e do lobo dos Kindred, em League of Legends (LoL). Nomes como Renan Freitas, Jussara Marques e Carol Valença também emprestaram suas vozes para o jogo. Além disso, a dublagem transmite um pouco mais sobre as personalidades dos agentes, como o jeito animado da Raze ou o estilo determinado da Jett.

6. Competitivo

Por ser um jogo focado em estratégias em equipe, era de se esperar perguntas relacionadas ao cenário competitivo. Como já foi dito pela produtora executiva do título, a Riot Games possui planos para lançar o game no setor dos esportes eletrônicos. Ainda em 2020, a desenvolvedora deu os primeiros passos para a construção da base competitiva de Valorant, quando anunciou a Série Ignição em junho. Apesar de estar nas etapas iniciais, o FPS demonstra potencial na criação de campeonatos profissionais.

7. Originalidade

Algumas mecânicas de Valorant, como plantar "spike" (artefato) na base adversária, já faziam parte de jogos como Counter Strike: Global Offensive. Porém, com vários personagens e habilidades, o game encontrou

... sua originalidade ao misturar fórmulas existentes. Diferente de Overwatch, por exemplo, que conta com habilidades recarregáveis, o FPS tático da Riot Games utiliza os poderes disponíveis como uma espécie de recurso extra, visto que as habilidades não podem ser usadas de forma infinita.

8. História

Assim como faz com seus outros jogos, como League of Legends, a Riot Games disponibiliza, virtualmente, uma sessão de perguntas e respostas relacionada ao Valorant. No "Pergunte ao VALORANT #4", a desenvolvedora expressou seu desejo de aprimorar os contos do FPS futuramente. Questionamentos sobre a origem de certos agentes, mapas e outros detalhes da mitologia do título devem ser respondidos por meio de dicas e informações disponíveis dentro do próprio game.

9. Identidade visual

Mapas com tons pastéis e diversos easter eggs, gráficos atraentes, skins coloridas e com animações distintas: esses são alguns fatores que compõem a aparência do game. O apelo visual já é notável nos pôsteres do título, que exibem agentes determinados a lutarem por seus ideais. Durante as partidas, fica evidente o esforço da desenvolvedora para dar vida ao jogo. Um exemplo disso são as armas da agente Raze: munidas de tinta, elas deixam um rastro colorido ao colidirem com os adversários.

10. Riot Games

Apesar de ter lançado este ano seu primeiro jogo de tiro, a Riot Games está no mercado há anos. League of Legends, um dos títulos mais populares da atualidade, por exemplo, completou 10 anos em 2020. A desenvolvedora mantém até hoje a energia do LoL e, inclusive, lançou o game Legends of Runeterra, que conta a história do League no formato de um jogo de cartas. Com Valorant não é diferente: a qualidade é a mesma, mas o elenco é diferente.

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia Valorant, patrocinado pela Riot.

O que vocês estão achando de Valorant? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.