O Google Maps é um dos aplicativos de GPS mais populares do mundo e traz várias funções úteis para o dia a dia, como traçar rota entre dois ou mais lugares, ter uma vista em 360º com o Street View e rever os locais por onde andou com a Timeline, entre outros recursos. Ele ainda funciona online e offline, sendo de grande ajuda durante o trajeto sem conexão à Internet. Mas e quando o Google Maps não funciona? A seguir, o TechTudo ensina cinco soluções para problemas comuns na plataforma, instalada de fábrica em celulares Android e disponível para download em iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Confira se a localização do celular está ativada

O Google Maps precisa ter acesso à sua localização para que todos os recursos funcionem corretamente. Para conferir se a localização está ativada, abra a bandeja de apps do seu celular e entre no menu Configurar. Procure por "Localização" e veja se ela está desativada. Caso esteja, toque na opção e depois mude a chave "Usar localização" para a posição ligada.

2. Atualize o aplicativo

As atualizações dos aplicativos trazem correções de erros que podem ocasionar mau funcionamento. Por isso, mantenha sempre o Maps atualizado. Se você não sabe se tem a última versão do app instalada, abra a Play Store e procure pelo Google Maps no campo de buscas. A página do aplicativo vai mostrar o botão "Atualizar" se houver uma versão mais recente disponível.

3. Calibre a bússola do Google Maps

O Maps usa as coordenadas do celular para definir seus trajetos, o que significa que a bússola deve estar bem calibrada para que o app saiba exatamente onde você está. Para calibrar a bússola, abra o aplicativo de mapas do Google e toque na bolinha azul. Em seguida, selecione "Calibrar bússola" e então mova o smartphone fazendo um "8" no ar por três vezes seguidas, pelo menos. Quando for suficiente, será exibida a mensagem "bússola calibrada".

4. Exclua o cache do Google Maps

O acúmulo de memória cache faz com que os aplicativos e o próprio sistema fiquem mais lentos e, eventualmente, apresentem bugs. Um jeito de corrigir isso é limpando o cache dos aplicativos. Primeiro, abra o menu Configurar e entre em "Apps e notificações". Depois encontre o Google Maps na lista, entre nele e toque em "Armazenamento e cache". Por fim, aperte "Limpar cache".

5. Reinicie o celular

Limpar

... o cache pode não ser suficiente para resolver os erros do aplicativo. Nesses casos, uma medida simples e eficiente é reiniciar o smartphone. Essa ação faz com que todos os apps abertos e rodando em segundo plano sejam fechados, liberando memória RAM e melhorando o desempenho do celular. No geral, basta pressionar o botão de ligar e desligar do aparelho e selecionar "Reiniciar".

Qual o melhor app concorrente do Google Maps e do Waze? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.