O app e-Título não funciona para algumas pessoas por conta da grande quantidade de acessos neste domingo (15), dia do primeiro turno das eleições 2020. De acordo com um alerta emitido pelo TSE no Twitter, o app pode apresentar uma instabilidade, principalmente na hora de justificar o voto. Nesse caso, solução sugerida pelo tribunal é esperar um pouco para tentar usar o serviço novamente.

O TechTudo testou o serviço e não conseguiu fazer a justificativa. O app mostra uma mensagem dizendo que algo deu errado com a solicitação. Além disso, também há relatos de problemas no site do TSE para consultar o local de votação.

Apesar dos relatos de erros e problemas no e-Título, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, até as 8h30 de hoje, mais de 400 mil eleitores já conseguiram fazer a justificativa pelo aplicativo. Vale ressaltar que a ferramenta utiliza o GPS do celular para identificar se a pessoa está longe de sua zona eleitoral. Outra alternativa para quem está em sua cidade, mas não pode votar por algum motivo é esperar o fim do primeiro turno para fazer a justificativa pelo site. Há, ainda, a possibilidade de comparecer a uma zona eleitoral e justificar a ausência pessoalmente.

Além de permitir fazer a justificativa de voto, o aplicativo e-Título oferece outras funcionalidades e pode, até mesmo, substituir o título de eleitor na hora de votar. No caso de pessoas que fizeram o recadastramento biométrico, basta inserir suas informações no app e levar o celular para votar. Nesse caso, não é necessário apresentar o título físico ou documento de identificação. De acordo o TSE, o principal problema no aplicativo é para justificar voto online. Então, é bem provável que os usuários que se encaixam nas condições anteriores consigam votar só com o e-Título tranquilamente.

As pessoas que ainda não fizeram a biometria também podem utilizar o aplicativo para votar. No entanto, nesse caso, é preciso levar ainda um documento de identificação para a seção eleitoral, como identidade ou carteira de motorista. Além dessas funções, o e-Título também permite saber o número do título de eleitor, consultar o local, a zona e a seção de votação e até mesmo emitir certidão de quitação eleitoral. O aplicativo está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Pelo Twitter, diversos eleitores reclamaram de problemas para usar o e-Título. Além desses relatos, alguns também citaram falhas no site do TSE, que não está permitindo consultar o local de votação. Vale ressaltar que,

... em ambos os casos, não há nada que o usuário possa fazer para resolver a situação. A única saída é continuar tentando até que os serviços voltem a funcionar. Veja alguns comentários abaixo:

Veja também: Como identificar fake news? Veja sites para checar se notícia é verdadeira

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.