As Smart TVs disponíveis no mercado variam não apenas em tamanho, tipo e resolução da tela, mas também em sistema operacional e funções disponíveis. O Shoptime explica algumas das funções para você basear a escolha do seu próximo aparelho.

Em resumo, toda Smart TV consegue se conectar à Internet para instalar aplicativos de serviços de streaming e de conteúdo em vídeo e áudio, como YouTube, Netflix, Prime Video, GloboPlay, Disney+, Spotify, entre muitos outros. A conexão pode ser por Wi-Fi e também por cabo de rede, o que garante mais velocidade.

Sistema operacional e loja de apps

Os fabricantes trabalham com diferentes sistemas operacionais para suas Smart TVs. As TVs LG tem o WebOS e a Samsung tem o Tizen, a AOC usa o RokuOS, enquanto TVs da Sony, Panasonic e TCL utilizam o Android TV. Há ainda Smart TVs de outras marcas que rodam sistemas proprietários mais simples ou meio genéricos, que podem decepcionar nas funções e apps disponíveis.

Os sistemas são intuitivos e fáceis de usar. Uma tecla no controle leva à tela inicial, onde estão os aplicativos instalados, a loja de apps, os dispositivos conectados (TV a cabo, videogame, DVD, home theater) e a seleção de canais abertos. Com algumas horas de uso - e consulta ao manual do fabricante -, não será complicado acessar os recursos e funções desejadas.

O sistema instalado nas Smart TVs mais modernas costuma vir com aplicativos instalados do próprio fabricante ou de acordos com os serviços. Há aparelhos que vêm não apenas com apps do Netflix, YouTube, Prime Video e GloboPlay instalados, como possuem teclas específicas no controle para iniciá-los.

Para baixar aplicativos de outros serviços, você precisa acessar uma loja de apps, parecida com a dos smartphones, fazer o download e conectar sua conta. Os apps de grandes serviços de conteúdos são fáceis de encontrar. Mas se você tem conta em algum serviço mais específico e não muito popular, vale uma consulta ao site do fabricante (ou do próprio app) para confirmar se ele está disponível para o modelo de TV que deseja.

Conteúdo na ponta dos dedos

O primeiro diferencial das Smart TVs é justamente a praticidade de acessar aplicativos e serviços de conteúdo com seu controle remoto, que antes estavam apenas disponíveis no computador ou no celular. Com os apps, você pode assistir a vídeos, filmes, séries, esportes, ouvir música, jornalísticos e até jogar a partir da sua conexão com a internet.

Além disso, como as Smart TVs conseguem ler diversos tipos de arquivos de áudio e vídeo, é possível reproduzir conteúdo armazenado em pen-drives ou HDs externos. É só plugar, achar a pasta e o arquivo e dar Play.

Conectividade e integração com outros dispositivos

Com a Smart TV conectada na mesma rede Wi-Fi que seu smartphone ou tablet, não deve ser problema controlar a tela grande através das telinhas menores e enviar conteúdo dos aparelhos para a TV. Você pode espelhar a tela do seu celular com a Smart TV ou começar a ver um vídeo no YouTube e mandá-lo para a tela grande.

E falando na rede de internet doméstica, as Smart TVs mais modernas ganharam conexão com outros dispositivos inteligentes, como lâmpadas, fechaduras, tomadas, eletrônicos e eletrodomésticos.

No mercado brasileiro, aparelhos com sistema AndroidTV contam com Google Assistente, enquanto a Alexa é suportada em modelos Tizen da Samsung e webOS da LG. Dessa forma, a Smart TV se torna uma espécie de painel de controle dos dispositivos.

Controle por voz

... v>

Alguns modelos de Smart TVs possuem controle por voz, normalmente utilizando o controle remoto como microfone, para comandos básicos do aparelho ou para fazer buscas na internet, como abrir um site ou aplicativo ou ainda procurar um vídeo no YouTube.

O controle por voz também é usado no acionamento dos assistentes, como dissemos no tópico acima.

Conexão Bluetooth

Além de um número de entradas HDMI e USB, para conectar outros aparelhos e dispositivos, Smart TVs contam com conexão Bluetooth para facilitar o pareamento de fone de ouvido, para você assistir suas séries ou jogar videogame sem incomodar o resto da casa, e para conectar caixas ou um sistema de som inteiro sem usar fios.

Taxa de atualização

As TVs mais modernas e os modelos topo de linha vêm aparecendo nas lojas com taxa de atualização de 120 Hz, ou 120 quadros por segundo. Muito acima dos tradicionais 60 Hz, encontrados em telas nos modelos de entrada e intermediários, os 120 quadros por segundo fazem uma imagem muito mais fluida, com sensação de cinema. Para os gamers, é excelente: a resposta aos comandos no controle é muito mais rápida.

Inteligência artificial

A presença de recursos de inteligência artificial nas Smart TVs vai do refinamento das buscas de conteúdos no sistema operacional e nos aplicativos até o "upscaling" de uma imagem de menor resolução para uma qualidade mais próxima do 4K ou do 8K, passando por maior eficiência energética e melhora do sistema de som na identificação do ambiente.

Esses são os principais recursos encontramos na maior parte das Smart TVs. Para conhecer os modelos disponíveis, visite o Shoptime.

E não deixe de conferir o Festival Black November, a Black Friday do Shoptime, com milhares de ofertas antecipadas, descontos e shows de grandes artistas como Ludmilla, Simone & Simaria e Luan Santana.

Os shows são exibidos no YouTube e no canal Shoptime (NET canal 29 e 529; Sky canal 33 e 433; e Oi TV canal 78), nesta quinta e sexta-feira. A programação completa está no hotsite do Black November.

Aproveite para baixar o app do Shoptime, para ver os produtos e ofertas, além de muitas vantagens na hora de comprar online.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.