O Valve Anti-Cheat Ban, ou VAC Ban, é uma punição dada automaticamente pelo sistema anti-trapaça nos jogos da Valve. No Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o banimento acontece quando o jogador usa algum software para modificar arquivos nativos, e com isso obter uma vantagem injusta. A utilização de aimbots, spinbots e wallhacks é a causa mais comum para jogadores serem banidos no fps. É importante ressaltar que o VAC Ban é eterno, ou seja, é impossível de ser removido e ficará atrelado à conta Steam para sempre.

Quando acontece o VAC Ban?

O banimento acontece quando um jogador utilizando cheats se conecta a um servidor protegido pelo VAC. Assim, o sistema anti-cheat da Valve detecta que arquivos modificados estão sendo executados no CS:GO e emite o banimento de forma automática.

Qualquer tipo de modificação em arquivos do jogo é considerada cheat pela Valve. Portanto, até mesmo o uso de skin changer, programa que fornece skins de maneira ilegal aos usuários, é passível de punição.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que fazer ao receber VAC Ban?

O VAC Ban é permanente e irreversível, portanto não há o que fazer ao ser banido pelo anti-cheat da Valve. Além disso, o Suporte Steam não tem o poder de remover as punições. Portanto, abrir tickets na plataforma para tentar reverter a situação não adiantará em nada.

Caso a punição tenha sido dada de maneira errada, por algum erro no próprio sistema, ela será revertida automaticamente. Casos assim já aconteceram anteriormente. O mais conhecido foi o do jogador profissiona lFreddy "KRIMZ" Johansson, da Fnatic, que foi banido por conta de uma incompatibilidade do sistema anti-cheat da plataforma Esportal com o da Valve. Além dele, diversos outros jogadores suecos também foram punidos na época, mas tiveram os banimentos removidos posteriormente pela desenvolvedora.

Estou impedido de jogar online ao ser banido?

Os banimentos pelo VAC não impedem de jogar online. O jogador punido apenas não poderá mais jogar em servidores protegidos pelo sistema da Valve. Contudo, ainda é possível ingressar em servidores sem proteção.

Posso jogar torneios depois de ter recebido um VAC Ban?

O VAC Ban não impede de jogar torneios. Cada organizadora tem a sua própria regra em relação a esse tipo de punição. A Valve, até recentemente, era mais rigorosa com os jogadores que foram punidos pelo sistema sendo permanentemente banidos de campeon

... atos apoiados por ela, como Majors.

Contudo, a empresa voltou atrás na decisão e estabeleceu um prazo de cinco anos para banimentos por VAC. A exceção é para jogadores que foram banidos após participarem de Majors ou torneios Regional Major Ranking (RMR). Nesse caso, quem for pego pelo VAC após ter jogado algum destes campeonatos ficará para sempre banido deles.

Com informações de Steam



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.