Computadores com sistema da Apple contam com painéis de acentos, emojis e outros símbolos para facilitar o acesso a caracteres diferenciados. A função é ideal já que dispensa a necessidade de decorar comandos complexos do teclado, ajudando principalmente quem ainda é inciante na plataforma da Apple. Veja como ativar os atalhos para emojis, acentos e símbolos no Mac OS e deixar suas conversas muito mais animadas de forma rápida e prática.

Apple inventa novo emoji misterioso no Mac OS X; entenda a história

Descubra como digitar acentos e emojis no Mac de forma rápida (Foto: Divulgação/Apple)

Acentos

Mantenha uma tecla pressionada para obter um menu de acentos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para inserir acentos rapidamente no Mac,sem precisar lançar mão de teclas modificadoras, como Shift e Command, basta tratar o teclado físico do computador como se fosse um teclado virtual do iPhone. Portanto, mantenha pressionada uma letra que possua caracteres com acento (como a letra “a”) para ver um menu pop-up com opções de acentuação. Daí, basta digitar o número que corresponda à letra que você deseja, ou selecionar usando o mouse.

Emoji e símbolos

O Mac tem uma janela de opções própria em qualquer aplicativo que permite inserir emoji e outros símbolos. Pelo teclado, eles só seriam acessíveis através de combinações complexas de digitação. Veja como obter esse painel.

Passo 1. Acesse o menu “Editar”;

Acesse o menu Editar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em seguida, clique na opção “Emoji e símbolos”;

Abra as opções de símbolos e emojis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha um emoji na lista e navegue entre as categorias nos botões do rodapé. Para acessar a lista completa de emojis e símbolos, expanda a visão clicando no ícone do canto superior direito;

Escolha um emoji entre as categorias (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Nessa tela, você visualiza não somente os emojis, mas uma descrição deles junto com vários tipos de símbolos. Há também variação de fontes que o permite escolher, por exemplo, um símbolo de “registrado” menor;

... elecione um símbolo e o seu tamanho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="399" width="695">Selecione um símbolo e o seu tamanho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Para adicionar qualquer símbolo ou emoji na sua lista de acesso rápido, disponível na primeira tela do menu “Emoji e símbolos”, clique em “Adicionar aos favoritos.

Adicione um emoji ou símbolo aos seus favoritos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Atalho para o painel de símbolos

Há também uma forma de deixar um atalho para o painel de símbolos e emojis na barra superior do Mac, dispensando o caminho “Editar > Emoji e símbolos”. Veja como:

Passo 1. Abra as configurações do Mac e selecione o ícone de teclado;

Vá até as configurações do teclado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Marque a opção “Mostrar os visualizadores de teclado e caracteres na barra de menus”;

Ative o atalho para o painel de símbolos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Confira o novo atalho para o painel de símbolos e emojis na barra superior do Mac.

Abra o visualizador de símbolos e emojis direto da barra superior (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora você já sabe como acessar os símbolos e emojis do seu Mac sem precisar digitar comandos complexos no teclado.

iOS 8.3: por que não consigo usar emojis de outras cores? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.