As salas de bate-papo, as buscas no Cadê, o Myspace e os sites hospedados no Geocities marcaram a Internet nos anos 1990 e 2000. Os serviços deixaram boas lembranças para quem navegava e já faziam com que usuários passassem horas conectados.  

Relembre 8 programas de computador antigos que marcaram os anos 90

Para relembrar os sites mais famosos da época, o TechTudo separou os nove melhores sites da época. Quem tem mais de 15 anos pode lembrar das plataformas onde publicava fotos ou acompanhava seus artistas favoritos. Confira a lista completa.

Relembre sites que marcaram os (Foto: Pond5)

Fotolog

Os blogs fizeram muito sucesso, mas os fotologs foram uma febre em todo o mundo. Tudo começou com o Fotolog.com. Depois vieram os genéricos, como o Flogão, que estourou no Brasil.  Era possível escolher entre diversos temas e cada usuário tinha um perfil para postar fotos e receber comentários de amigos ou desconhecidos. Até 2008, o Fotolog tinha mais de 1 milhão de usuários no Brasil.

O Flogão foi um dos sites de fotolog que marcaram a época (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

MySpace

O que já foi a maior rede social do mundo, hoje tenta apenas se reerguer em meio a concorrência com o Facebook. O MySpace, que possibilitava posts com diversos tipos de conteúdo multimídia, fez muito sucesso nos anos 2000. No site, era possível conhecer bandas internacionais pouco divulgadas no Brasil e ainda navegar por um fórum com fãs de determinados assuntos.

O MySpace foi reformulado, mas não tem o mesmo impacto que antes (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

<b></b>Orkut

Quem bombou mesmo no Brasil em termos de redes sociais foi o Orkut, criado em 2004. É impossível não se lembrar do tradicional fundo roxo, álbuns com só 12 fotos, avaliações com carinhas, cubos de gelo e coraçõezinhos e os scraps e comunidades. A rede foi desativada em 2014 e, desde então, várias plataformas inspiradas no Orkut surgiram no país, entre elas o Orkuti.

... e existência (Foto: Pond5) (Foto: Orkut chega ao fim nesta terça, 30, após dez anos de existência (Foto: Pond5))" width="695" height="435">Orkut chega ao fim após dez anos de existência (Foto: Pond5)

Cadê

Houve um tempo em que, no Brasil, pouca gente conhecia o que hoje é uma das maiores empresas do mundo. O principal buscador de conteúdo na web para os brasileiros na época era o Cadê, site com visual simples, em português e com ótima performance. Logo após o crescimento do Google, o Cadê, criado em 1995, começou a ser esquecido pelos usuários. Para não desativar de vez o site, o Yahoo adotou o sistema para seu portal de buscas.

Cadê era uma página famosa de buscas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Napster

Quando não havia serviços de streaming como os de hoje, o Napster, com sua rede P2P para compartilhamento de arquivos, era o que havia de melhor para quem quisesse estar em dia com conteúdo musical. Depois, vieram ainda programas como Kazaa e Emule, para o download de arquivos em geral, como filmes e até jogos e programas.

Napster se adaptou aos novos modelos de streaming (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Voxcards

Se você navegou na web entre os anos 90 e 2000, certamente enviou ou recebeu um cartão virtual da Voxcards. Para amigos, familiares ou pretendentes, o site teve um grande boom no Brasil. Com diversas mensagens fofas e animadas, a página dividia as homenagens por categorias como amizade, amor e humor.

Site de cartões virtuais ainda está no ar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Geocities

A hospedagem de sites no Geocities era famosa e muita gente tinha uma página pessoal cadastrada nele. Criado em 1994 e comprado pelo Yahoo pelo valor de US$ 4 bilhões em 1999, a plataforma tinha um editor HTML embutido, o que já facilitava muito a criação de páginas. Infelizmente, foi extinto em 2009.

Páginas feitas pelo Geocities tinham visual 'curioso' (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Bate-papo

WhatsApp? Facebook Messenger? Tinder? Nem pensar. Naquela época, o que fazia sucesso eram as salas de bate-papo de diversos portais, como a Globo.com com o Globo Chat. A maioria dos chats não saíram do ar, mas não têm mais o mesmo impacto dos anos 2000.

As salas de bate-papo faziam sucesso com categorias como idade e país (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Quem entrava no bate-papo podia escolher uma sala por categorias como sexo, idade, música e localização. Era possível colocar o nome de usuário que quisesse, sem precisar cadastrar um e-mail ou conta.

Sites de jogos

Sem dúvidas, muitos meninos e meninas passaram algumas horas em sites de jogos nos anos 2000. Entre os principais games estavam o jogo de bater faltas de Roberto Baggio, o craque do futebol italiano e o Kinuca, de sinuca virtual. Em alguns sites era possível se divertir com Stop e Quiz. O Fliperama, um dos mais famosos, reunia uma série de jogos em Flash.

Sites de jogos, como o Kinuca, eram bem famosos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.