“Só carregue a bateria quando descarregar completamente”; “Não desconecte da tomada até chegar aos 100%, se não, a bateria vicia”; “Não use carregador universal, prejudica seu computador”. Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu, pelo menos, uma dessas frases alguma vez na vida.  

Carregador do notebook quebrou? O que saber antes de comprar um novo

Quando o assunto é bateria, é comum escutarmos muitas frases semelhantes, porém, quais delas são mitos e quais são legítimas? Preparamos uma lista com as repostas para perguntas como essas. Confira abaixo.

Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo mais do que o necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo mais do que o necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Saiba quais são os aspectos técnicos importantes na hora de comprar um carregador novo para o notebook (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


1. A vida útil da bateria é medida por anos
 
Mito. Ciclos de carga e descarga medem a vida útil de uma bateria. Segundo a Apple, 300 ciclos é aproximadamente quanto uma bateria aguenta. Após atingir esse número, sofre uma retenção de até 80% da sua capacidade.

 
2. O calor prejudica a capacidade de retenção das baterias

Verdade. Um dos maiores inimigos das baterias, o calor, é capaz de reduzir drasticamente a vida útil dela. Uma boa dica é deixar o computador em ambientes com temperaturas abaixo de 35º, além de evitar deixar o notebook, mesmo desligado, em locais de intensa exposição ao sol, como dentro do carro. O ideal também é não realizar a carga em locais que a circulação de ar dentro do computador seja obstruída, por exemplo, em cima da cama.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

3. Usar um carregador que não seja o original pode ser prejudicial para o computador
 
Verdade. No manual das fabricantes recomenda-se que caso a bateria estrague, seja substituída por outra original. Cada carregador tem uma amperagem, voltagem (tensão) e polaridade. Por essa razão, é necessário prestar atenção a esses dados para não estragar a sua bateria e seu computador.
 
Comprar uma fonte paralela está entre as suas opções? Veja no que é necessário estar atento:
 
A voltagem deve ser igual a fonte original. Já a amperagem deve ser igual ou maior e, por fim, a potência (multiplicação da amperagem pela voltagem) deve ser maior ou igual.  Essas informações estão contidas na etiqueta do aparelho.

Independente do fabricante e do modelo, fontes trazem informações técnicas nas faces (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Independente do fabricante e do modelo, fontes trazem informações técnicas nas faces (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Input (entrada): 100-240v faz referência a voltagem que a fonte poderá ser ligada. No caso dessa, da HP, é possível em qualquer variação entre 100 e 240v, ou seja, em tomadas 110 ou 220 volts. O “50-60 Hz” indica a frequência, que no Brasil é de 60 Hz. Em caso de viagens aos exterior, verifique a frequência utilizada no destino, pois alguns países, como a Espanha, o padrão é de 50 Hz. Logo, se no aparelho não suportar

... essa variação você pode queimar seu computador.

Output (saída): “19v” indica a voltagem. Já o “4.74A” faz referência a amperagem da energia e 90W a potência.

Em caso de carregador universal, verifique a posição dos pinos da voltagem, normalmente há uma variedade de opções. Veja qual é a da sua bateria e verifique a compatibilidade.
 
4. Dispositivos USB são inimigos de quem quer economizar bateria do notebook
 
Verdade. Todos os dispositivos USB conectados ao computador, mesmo inativos, consomem a bateria. Impressoras, câmeras digitais e mouse sem fio entram nessa lista. Conexões eSata e Modem 3G também são vilões nessa situação.  

5. O ideal é carregar o aparelho desligado

Mito. Não há nada que prejudique seu dispositivo caso ele seja carregado em uso. Neste caso, a bateria só levaria mais tempo para atingir 100%.

6. Usar o notebook até a carga acabar pode estragar a bateria

Verdade. Usar o computador até zerar a carga diminui a vida útil da bateria, que é medida por ciclos, como já foi dito. Todas as vezes que a bateria descarrega completamente, um ciclo é contado. Isso significa que, quanto mais ciclos você realizar, mais rápido sua bateria iria estragar. O ideal é que você sempre a mantenha com carga acima de 60%.

notebook-pc-wi-fi-home (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)O ideal é sempre manter a carga da bateria acima dos 60% (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)



7.Tirar a bateria do notebook enquanto estiver ligado pode causar danos

Verdade. Não só ligado, o modo espera também está incluído nesse alerta. A bateria não pode ser retirada e nem colocada enquanto o PC estiver em funcionamento. Além de prejudicar as tarefas realizadas naquele momento no computador, o hardware pode sofrer danos caso você tome essa atitude.

8. O Modo Hibernação preserva a vida útil da bateria, se comparado ao Modo Espera

Verdade. Sempre que o usuário não for utilizar o computador por um período de tempo, prefira colocá-lo em Modo Hibernação. Caso você simplesmente não altere nada, a máquina entrará em modo espera, que gasta muito mais energia e faz que seu computador carregue mais vezes.

Carregador Universal estraga a bateria do notebook? Comente no Fórum do TechTudo.  



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.