Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Perder arquivos armazenados no HD externo é desesperador, porém muito comum. O recomendado é ter backup dos dados mais importantes, mas, como não vivemos no mundo ideal, nem sempre salvamos os arquivos em mais de um lugar.

Como fazer backup no HD externo

Felizmente, nem tudo está perdido caso algum arquivo foi apagado ou corrompido. Há alguns ótimos programas que recuperam esses dados, como o EaseUS Data Recovery Wizard, que é gratuito e disponível para Windows e Mac. Neste tutorial, ensinamos a usar o software para restaurar arquivos corrompidos de um HD externo. Confira.

Veja como realizar backup do seu HD externo (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Saiba como recuperar arquivos corrompidos de um HD externo (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Passo 1. Instale o EaseUS Data Recovery Wizard e abra o programa. Na tela inicial, selecione o tipo do arquivo que foi corrompido no seu HD externo, podem ser selecionados mais de um tipo. Clique no botão “Próximo”;

Tela de seleção do tipo de arquivo corrompido (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Tela de seleção do tipo de arquivo corrompido (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Com o HD externo conectado ao PC, selecione a unidade correspondente ao dispositivo (neste exemplo, a unidade “G:”) e pressione o botão “Digitalizar”;

Seleção da unidade correspondente ao HD externo (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Seleção da unidade correspondente ao HD externo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O EaseUS Data Recovery fará a leitura de todos os arquivos do tipo selecionado no HD externo. Dependendo da quantidade de arquivos, o processo pode demorar horas. Se o arquivo desejado já tiver sido listado, você pode interromper a digitalização clicando nos botões “Pausar” ou “Parar”;

Destaque para botões de pausa na digitalização (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Destaque para botões de pausa na digitalização (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Passo 4. Abra o diretório onde está o(s) arquivo(s) que deseja recuperar e selecione-o(s). Após selecionar todos os arquivos, aperte o botão “Recuperar”;

Seleção dos arquivos corrompidos para restauração (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Seleção dos arquivos corrompidos para restauração (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Será aberta uma janela para escolha da pasta onde os arquivos recuperados serão salvos. Selecione um diretório ou crie uma nova pasta e pressione “OK”;

Escolha da pasta onde arquivos restaurados serão salvos (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Escolha da pasta onde arquivos restaurados serão salvos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Participe do Fórum do TechTudo

Passo 6. Pronto, seus arquivos foram recuperados. O EaseUS Data Recovery criará uma pasta dentro do diretório selecionado com nome “Recovered data <data e hora da recuperação>”. Todos os arquivos recuperados estarão dentro dela.

Diretório com arquivos recuperados (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Diretório com arquivos recuperados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.