Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google oferece o usuário a opção de cadastrar pessoas de confiança que possam herdar todo o seu conteúdo no futuro. A medida é importante para resguardar suas informações à família ou amigos após a morte, ou para recuperar dados caso sua conta fique inativa por outro motivo. É possível selecionar até 10 contatos para obter uma cópia do Gmail, Google Drive e outros produtos, e ainda garantir a destruição de tudo ao final. Veja como.

Google lança nova extensão de bookmark para salvar links no Chrome

Aprenda a configurar um herdeiro para sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aprenda a configurar um herdeiro para sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 1. Faça login no Google e acesse a página do Gerenciador de Contas Inativas (google.com/settings/account/inactive). Clique em “Configuração”;

Comece a configurar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comece a configurar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Caso ainda não tenha, cadastre pelo menos um número de telefone celular para receber alertas de segurança;

Cadastre seu celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Cadastre seu celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Defina o tempo de inatividade da conta que ativará o envio dos seus dados às pessoas cadastradas, entre 3 e 18 meses;

Defina o tempo de inatividade da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina o tempo de inatividade da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Adicione o primeiro contato confiável;

Informe um contato confiável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Informe um contato confiável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Preencha com e-mail ou diretamente com o nome, caso a pessoa já esteja na sua agenda. Não esqueça também de marcar a opção “Compartilhar meus dados com este contato”;

Compartilhe seus dados com alguém (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Compartilhe seus dados com alguém (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Marque à esquerda os produtos do Google cujos dados você deseja oferecer ao contato. À direita, adicione um número de celular da pessoa;

Escolha quais produtos serão enviados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha quais produtos serão enviados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Escreva uma mensagem para o “herdeiro” dos seus dados. Esse será o texto que ele ou ela receberá por e-mail, junto com instruções de download das informações, após o período de inatividade da conta programado no Passo 3 deste tutorial;

Escreva uma mensagem à pessoa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escreva uma mensagem à pessoa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Adicione até 10 contatos seguindo o mesmo passo a passo, ou exclua uma pessoa em caso de arrependimento;

Adicione outros nove contatos ou apague (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Adicione outros nove contatos ou apague (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Ao final, você tem a opção de programar e remoção completa dos seus dados do Google, incluindo Gmail e perfil no Google+, uma vez que tudo tenha sido baixado pelos seus contatos de confiança.

Por último, ative o Gerenciador de Contas Inativas na chave localizada no rodapé.

Programe a exclusão da conta e ative o gerenciador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Programe a exclusão da conta e ative o gerenciador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Google lhe mandará um lembrete a cada três meses para revisão dos contatos confiáveis, caso você queira mudar. Além disso, você será avisado via e-mail e SMS quando a conta atingir o primeiro mês de inatividade, de modo que você possa fazer login para reiniciar o contador de tempo e evitar que seus dados sejam enviados aos “herdeiros” sem necessidade.

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.