Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google oferece um recurso chamado “Speech” que permite “Ouvir” palavras ditas próximas ao microfone do computador e transformar em texto. O usuário pode configurar o PC para captar os sons internos e transformar recados de voz em texto, de forma prática. A funcionalidade é gratuita e tem suporte para usar em português do Brasil. O acesso é feito pelo navegador e a ferramenta ainda permite copiar os termos com um botão ou gerar um e-mail de forma automática. 

Google lança Museu de História Natural com dinossauros em 360°

Passo 1. A primeira etapa necessita de uma configuração no som do computador. Para isso, clique com o botão direito do mouse no ícone de “som” no canto direito da tela e selecione “Dispositivos de gravação”;

Acesse o item de dispositivos de gravação no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o item de dispositivos de gravação no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Em seguida, clique com o botão direito no espaço em branco e selecione “Mostrar dispositivos desabilitados”. Quando aparecer o item “Stereo Mix” clique novamente com o botão direito e depois em “Habilitar”;

Habilite o Stereo Mix de gravação no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Habilite o Stereo Mix de gravação no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Com o “Stereo Mix” ligado, clique com o botão direito novamente e escolha o item “Tornar padrão”.

Confirme em “Ok”. Assim o computador vai passar a reconhecer o áudio interno do PC e não o captado no microfone.

Assim ninguém precisa ouvir seus áudios enquanto transcreve para texto. É muito simples ativar essa função;

Torne o Stereo Mix como padrão no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Torne o Stereo Mix como padrão no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Em seguida, acesse o site de reconhecimento de voz, Speech (google.com/speech).

Altere o idioma para o “Português” e selecione “Brasil”. Clique no botão de gravação no topo direito da tela (com microfone) e selecione “Permitir” no navegador para liberar o acesso;

Ative o reconhecimento de áudio da ferramenta do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o reconhecimento de áudio da ferramenta do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. A leitura de voz será iniciada no site. Agora basta você colocar o seu recado de voz em áudio para tocar em um player no computador.

O áudio não precisa estar alto nas caixas de som, já que será reconhecido o som interno do PC e não do microfone;

Coloque o áudio para tocar no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Coloque o áudio para tocar no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. O site Speech do Google vai reconhecer cada palavra do discurso em áudio e transcrever para texto. Você observará em tempo real esse processo, com os termos exibidos na caixa de texto. Ao final, pode usar o botão para copiar o texto ou enviar um e-mail.

O site vai reconhecer o áudio interno e transformar em texto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O site vai reconhecer o áudio interno e transformar em texto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora você pode repetir o procedimento quantas vezes desejar. É necessário ter um áudio gravado para transformar em texto.

Caso sua placa de som não tenha suporte para o “Stereo Mix”, ative o microfone tradicional e deixe o áudio tocando pelo alto-falante do computador. Assim, o site do Google também vai fazer a transcrição para texto.

Como tirar vírus que abre páginas no Google Chrome? Veja no Fórum do TechTudo. 

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.