Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Windows 10 Creators Update trouxe a função de touchpad virtual para o sistema da Microsoft. Voltado para PCs sensíveis ao toque ou tablets, o recurso simula um trackpad convencional do computador para controlar o ponteiro do mouse na tela. Além disso, trata-se de uma alternativa para quem está com o componente quebrado no notebook e não tem nenhum mouse à disposição para controlar o ponteiro com precisão. Confira neste tutorial do TechTudo como ativar a novidade.

Veja como ativar função de touchpad virtual no Windows 10 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Veja como ativar função de touchpad virtual no Windows 10 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Veja como ativar função de touchpad virtual no Windows 10 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Como ativar o touchpad virtual

Passo 1. Dê um clique com o botão direito na barra de tarefas do Windows e selecione a opção “Botão Mostrar Touchpad”;

Touchpad virtual do Windows 10 pode ser ativado na barra de tarefas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Touchpad virtual do Windows 10 pode ser ativado na barra de tarefas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Touchpad virtual do Windows 10 pode ser ativado na barra de tarefas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Note que um botão aparecerá ao lado do relógio. Toque nele para exibir o touchpad;

Clique no botão para ativar o touchpad virtual do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique no botão para ativar o touchpad virtual do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Clique no botão para ativar o touchpad virtual do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Um touchpad surgirá na tela e o usuário poderá usá-lo da mesma forma que um componente tradicional: deslize o dedo na área vazia para movimentar o ponteiro e use os botões abaixo para os cliques;

Windows 10 exibe touchpad virtual para que usuário controle o mouse (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 exibe touchpad virtual para que usuário controle o mouse (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Windows 10 exibe touchpad virtual para que usuário controle o mouse (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica: o usuário pode usar os mesmos gestos de um tochpad convencional para controlar funções do app ou sistema. Dois dedos para rolagem e três para trocar de aplicativos, por exemplo;

Touchpad virtual do Windows 10 tem suporte a gestos para controlar o sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Touchpad virtual do Windows 10 tem suporte a gestos para controlar o sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Touchpad virtual do Windows 10 tem suporte a gestos para controlar o sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Caso queira, o usuário pode reposicionar a touchpad virtual arrastando-o pela barra superior da janela. Para fechar, toque no “X”;

Usuário pode movimentar touchpad virtual do Windows 10 pela tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode movimentar touchpad virtual do Windows 10 pela tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode movimentar touchpad virtual do Windows 10 pela tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como ativar o touchpad virtual no Windows 10. Veja a seguir como configurar alguns recursos da função.

Como configurar o touchpad virtual

O touchpad virtual do Windows 10 possui suporte a gestos para controlar apps e funções do sistema. Se quiser, o usuário também pode personalizar esses recursos a partir do app de configurações do sistema.

Passo 1. Abra as configurações do Windows e clique em ''Dispositivos'';

Abra as configurações do Windows 10 para personalizar touchpad virtual (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Abra as configurações do Windows 10 para personalizar touchpad virtual (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Abra as configurações do Windows 10 para personalizar touchpad virtual (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Selecione a guia ''Touchpad'';

Windows 10 traz guia para configuração de touchpad no sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 traz guia para configuração de touchpad no sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Windows 10 traz guia para configuração de touchpad no sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Role a página para marcar ou não as funções que deseja usar, bem como definir os controles por gestos do touchpad;

Usuário pode personalizar gestos com dois ou mais dedos no touchpad virtual (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode personalizar gestos com dois ou mais dedos no touchpad virtual (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode personalizar gestos com dois ou mais dedos no touchpad virtual (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como personalizar o seu touchpad virtual no Windows 10.

Por que você tira o Windows Update do automático? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.