Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Tirar print da tela do Android é uma tarefa que pode ser realizada de forma nativa. No entanto, a combinação de teclas padrão nem sempre é de fácil reprodução para alguns usuários. Para facilitar esse processo, é possível usar o app gratuito Screenshot Assistant. O programa permite fazer captura de tela apenas com o botão de Início (Home) do celular ao invés da combinação “Diminuir Volume + Tecla Liga/Desliga”. Além disso, há atalhos para edição de imagem e compartilhamento fácil.

Vale ressaltar que o Screenshot Assistant substituirá o atalho usado pelo Google Now na maioria dos celulares Android. No entanto, os cards do assistente continuarão acessível normalmente pelo atalho do Google App. Caso se arrependa, é possível reverter totalmente a mudança seguindo o passo a passo no fim deste tutorial.

Tire prints no Android utilizando apenas o botão Home (Foto: Ana Marques/TechTudo)Tire prints no Android utilizando apenas o botão Home (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Tire prints no Android utilizando apenas o botão Home (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Como instalar e configurar o Screenshot Assistant

Passo 1. Ao abrir o Screenshot Assistant pela primeira vez, deslize a apresentação do app até o último slide. Em seguida, toque em "Assist App Preferences".

Screenshot Assistant precisa que usuário altere as configurações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Screenshot Assistant precisa que usuário altere as configurações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Screenshot Assistant precisa que usuário altere as configurações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 2. Toque na opção "App de assistência" na tela que aparece. Depois vá em "Screenshot Assistant".

Selecione o Screenshot Assistant como app de assistência do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione o Screenshot Assistant como app de assistência do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Selecione o Screenshot Assistant como app de assistência do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. O Android perguntará se deseja mesmo tornar o aplicativo o assistente. Toque “Aceito” para continuar. De volta ao o Screenshot Assistant, o app deverá confirmar que está tudo configurado (“Everything is set up!”). Toque em "Done".

Confirme o uso do Screenshot Assistant para tirar print com o botão Home do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Confirme o uso do Screenshot Assistant para tirar print com o botão Home do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Confirme o uso do Screenshot Assistant para tirar print com o botão Home do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como fazer prints da tela com o botão Home

Passo 1. Após toda a configuração do app, pressione o botão de Início (Home) do seu celular. Este pode ser físico, como nos aparelhos antigos da Samsung, ou virtual, representado por um círculo, como nos smartphones da Motorola.

Pressione o botão Início (Home) do Android para fazer a captura de tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Pressione o botão Início (Home) do Android para fazer a captura de tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pressione o botão Início (Home) do Android para fazer a captura de tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. O Screenshot Assistant mostrará uma prévia da captura de tela com três botões:

Cortar: O primeiro botão é ideal para quando o usuário quer usar apenas parte da captura de tela. Toque sobre ele para fazer um corte de forma bem similar a aplicativos como o Instagram. Quando terminar, basta tocar no botão de salvar ou compartilhar.

Usuário pode recortar o print da tela do Android com o Screenshot Assistant  (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode recortar o print da tela do Android com o Screenshot Assistant  (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode recortar o print da tela do Android com o Screenshot Assistant (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Salvar no telefone: Toque nesse botão para guardar o print na memória do seu telefone. Ao selecioná-lo pela primeira vez, contudo, é preciso autorizar que o aplicativo tenha acesso ao armazenamento do celular. As capturas ficarão no álbum padrão de print da tela.

Screenshot Assistant pode salvar prints da tela do Android na memória do telefone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Screenshot Assistant pode salvar prints da tela do Android na memória do telefone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Screenshot Assistant pode salvar prints da tela do Android na memória do telefone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Compartilhar: O terceiro e último botão permite que o usuário envie a captura de tela diretamente para um amigo ou app de rede social e e-mail, por exemplo. Basta tocar sobre a opção e selecionar o app ou pessoa desejada, este último apenas para usuário do Android 6.0 (Marshmallow) ou superior.

Usuário pode compartilhar print da tela do Android sem trocar de app (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode compartilhar print da tela do Android sem trocar de app (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode compartilhar print da tela do Android sem trocar de app (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se arrependeu? Veja como voltar para o Google Now

Se você preferir usar o Google Now no lugar de tirar prints com o botão Home, é bastante fácil fazer isso. Basta acessar as configurações do sistema, tocar na opção "Apps" e selecionar a engrenagem no topo da tela. Feito isso, entre em “Assist. e entrada por voz” e selecione o Google App em “App de Assistência”. Agora, o seu telefone voltará ao padrão do Android.

Usuário pode voltar ao Google Now nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode voltar ao Google Now nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode voltar ao Google Now nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Não consigo baixar nada na Play Store. Por que o app não faz download? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.