Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google Earth celebra os 20 anos de ''Harry Potter e a Pedra Filosofal'' com uma viagem virtual por locais reais que inspiraram cenários famosos dos filmes. A exploração começa na plataforma 9 3/4 em King's Cross, passando pelo mercado britânico que serviu de base para o Beco Diagonal e pelo café em Edimburgo, onde a autora JK Rowling escreveu sua obra. São ao todo 12 locais, principalmente no Reino Unido, que fãs da saga do bruxo devem reconhecer logo de cara ao relacionar com imagens marcantes de cenários que fizeram sucesso no cinema.

Estação King's Cross real (Foto: Reprodução/Google Earth)Estação King's Cross real (Foto: Reprodução/Google Earth)

Estação King's Cross real (Foto: Reprodução/Google Earth)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

O passeio virtual é oferecido pela plataforma Voyager do Google Earth (earth.google.com), especializada em contar histórias. Além das imagens reais em 360º dos lugares que inspiraram os filmes, também é possível encontrar informações, com fotos dos cenários cinematográficos para comparação.

Um dos locais mais famosos é o salão de Hogwarts, que foi inspirado na Christ Church, uma das faculdades da Universidade de Oxford. Ela fica localizada no centro da cidade britânica e foi fundada em 1546. Suas mesas compridas e o teto alto serviram de modelo para os famosos banquetes dos livros ao serem retratados no cinema em 2001.

Faculdade de Oxford que inspirou Hogwarts (Foto: Reprodução/Google Earth)Faculdade de Oxford que inspirou Hogwarts (Foto: Reprodução/Google Earth)

Faculdade de Oxford que inspirou Hogwarts (Foto: Reprodução/Google Earth)

Livros e filmes

O primeiro livro de Harry Potter foi lançado em 26 de junho de 1997 e vendeu, desde então, mais de 450 milhões de cópias em 79 idiomas. O sucesso levou a história para o cinema em 2001 com oito filmes.

• Harry Potter e a Pedra Filosofal;

• Harry Potter e a Câmara Secreta;

• Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban;

• Harry Potter e o Cálice de Fogo;

• Harry Potter e a Ordem da Fênix;

• Harry Potter e o Enigma do Príncipe

• Harry Potter e as Relíquias da Morte (Parte 1)

• Harry Potter e as Relíquias da Morte (Parte 2)

Facebook e Twitter

Com o aniversário de 20 anos comemorado na segunda-feira (26), Harry Potter também ganhou easter eggs nas redes sociais. No Facebook, usuários podem digitar o nome do personagem e das casas da escola de Hogwarts (em inglês: Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw ou Slytherin) para ver uma animação na tela. Já no Twitter, internautas ganham um emoji ativado pela hashtag #HarryPotter20.

Como transferir dados do Google Earth para o meu pc? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.