Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Movie Maker, popular ferramenta de criação e edição de vídeos caseiros lançada com o Windows XP, foi descontinuado no Windows 10. O software se destacava pela simplicidade e facilidade de uso, além do fato de ser gratuito e estar instalado no Windows. Felizmente, com uma dica simples, é possível resgatar o bom e velho Movie Maker do Windows XP e usá-lo em computadores com a última versão do sistema opercional da Microsoft.

Confira o tutorial a seguir e saiba como realizar esse procedimento. Vale ressaltar que você precisa ter acesso a um computador com Windows XP. Caso isso não seja possível, outra dica é emular em uma máquina virtual, como o VirtualBox.

Saiba como usar o Movie Maker no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Saiba como usar o Movie Maker no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Saiba como usar o Movie Maker no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 1. Em um computador com Windows XP, abra o Windows Explorer e acesse a pasta "Arquivos de Programas", na partição raiz do sistema — geralmente a "C:";

Abra a pasta Arquivos de programas, no XP (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra a pasta Arquivos de programas, no XP (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra a pasta Arquivos de programas, no XP (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Por lá, copie a pasta "Movie Maker" para um pen drive. Os arquivos possuem pouco menos de 10 MB. Ou seja, qualquer dispositivo será mais que suficiente;

Copie a pasta do aplicativo para um pen drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Copie a pasta do aplicativo para um pen drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Copie a pasta do aplicativo para um pen drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, no PC com Windows 10, insira o pen drive e copie a pasta do Movie Maker para um local de sua preferência;

Copie a pasta do Movie Maker para o computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Copie a pasta do Movie Maker para o computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Copie a pasta do Movie Maker para o computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Abra a pasta e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo "maker.exe" e, no menu de contexto, vá em "Enviar para" e clique em "Área de trabalho (criar atalho)";

Criando atalho para o Movie Maker na área de trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando atalho para o Movie Maker na área de trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Criando atalho para o Movie Maker na área de trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por fim, para iniciar o aplicativo, basta abrir o atalho criado na área de trabalho.

Abra o atalho criado para usar o aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o atalho criado para usar o aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o atalho criado para usar o aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Caso seu computador com Windows 10 não esteja configurado parecer arquivos executáveis .exe e instalar programas de fora da loja, veja como liberar aplicativos de outras fontes no computador.

Dessa forma, você poderá o bom e velho Movie Maker em um computador com Windows 10.

Qual programa antigo você gostaria de ter no Windows 10? Conte no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.