Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Pesquisadores da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, estão desenvolvendo um drone capaz de pousar em paredes. Batizado de Multimodal Autonomus Drone (S-MAD), a pequena aeronave foi inspirada em aves que utilizam as asas para diminuir a velocidade durante o voo.

Com sensores a laser e de movimentos, o equipamento detecta a parede e automaticamente inclina em 90 graus o seu “nariz”. Esse movimento permite que a aeronave reduza a aceleração e utilize um sistema de garras com microespinhos para pousar em locais que drones tradicionais não conseguem.

Pesquisadores desenvolvem drone capaz de pousar em paredes (Foto: Divulgação/CDL)Pesquisadores desenvolvem drone capaz de pousar em paredes (Foto: Divulgação/CDL)

Pesquisadores desenvolvem drone capaz de pousar em paredes (Foto: Divulgação/CDL)

Um dos pontos críticos da tecnologia é que o drone não é capaz de voltar para a posição inicial. No entanto, para solucionar essa dificuldade, os pesquisadores utilizam uma manobra conhecida como pitch-up, que transforma o drone de asa fixa em uma espécie de helicóptero.

Drone S-MAD pousa em paredes (Foto: Divulgação/Createk)

Por enquanto, o S-MAD é apenas um protótipo funcional, mas o objetivo do projeto é possibilitar que empresas e instituições governamentais coletem informações em pontos que o ser humano ou qualquer outra máquina não consegue chegar.

Via Spectrum

Além da câmera, quais funcionalidades os drones poderiam ter? Comente no fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.