Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O LG V30 é o novo celular avançado da LG, lançado em agosto durante a IFA 2017. O smartphone chegou para competir com outros smartphones premium com câmera dupla, como o iPhone 7 Plus. O telefone com Android pretende conquistar os usuários com tela de bordas mínimas e memória RAM de 4 GB, enquanto o celular da Apple aposta na segurança do iOS para manter seu público.

Quer saber se as especificações do V30 são páreo para o iPhone 7 Plus? Analisamos a ficha técnica dos celulares para ajudar você a decidir qual o smartphone é o mais indicado para o seu perfil.

LG V30: conheça o novo smartphone premium da LG

LG V30: conheça o novo smartphone premium da LG

Design

Há diferenças marcantes entre os designs dos dois aparelhos. A LG usa bordas finas e o formato de 18:9, que acaba tornando o celular mais estreito e comprido. O corpo do V30 é construído em vidro e alumínio, e conta com a certificação IP68, que confere resistência à água e poeira.

O iPhone 7 Plus, que chegou ao Brasil em novembro de 2016, ainda não reproduz tendências estéticas inauguradas em 2017, como as bordas mínimas e telas com formato widescreen extremo. Num olhar mais crítico, a aparência do iPhone 7 Plus já denuncia a idade de um projeto que segue basicamente inalterado desde o iPhone 6.

Tela

O LG V30 tem tela de 6 polegadas, contra o display de 5,5 polegadas do iPhone 7 Plus. Outra diferença perceptível está nas tecnologias empregadas pelas duas marcas: o telefone da LG usa OLED, que se destaca pelas cores vibrantes, enquanto o painel do iPhone 7 Plus é em cristal líquido (LCD), que tende a consumir mais bateria.

Em termos de resolução, o V30 supera com facilidade o iPhone ao usar 2880 x 1440 pixels (densidade de 537 ppi), contra os 1920 x 1080 pixels (401 ppi) do iPhone. No entanto, a diferença não deve ser tão perceptível na prática.

O celular da Apple traz um display no tradicional formato 16:9, mais parecido com com a da maioria dos televisores ou computadores. O V30, com 18:9, tem tela mais alta e mais estreita. A vantagem é um maior conforto na hora de navegar pela web. No entanto, a visualização de alguns apps e conteúdos pode acabar apresentando barras pretas para compensar a diferença de aspecto, já que em geral, vídeos e aplicativos disponíveis no momento são criados para caber no 16:9.

Câmeras

O iPhone 7 Plus traz dois sensores traseiros de 12 megapixels, com abertura de lente f/1.8 e f/2.8. O sistema dual camera permite tirar fotos com o efeito bokeh, chamado de modo retrato pela Apple. A técnica consiste em desfocar o fundo, deixando uma pessoa ou objeto em destaque.

A LG também optou por duas câmeras em seu novo lançamento. Entretanto, há algumas diferenças na abordagem do V30. A primeira é a ausência do modo retrato. Além disso, são dois sensores, de 16 MP e 13 MP. O primeiro, com abertura f.1/6, deve conseguir capturar fotos com boa qualidade mesmo em locais pouco iluminados. A outra lente tem uma abertura maior e é grande angular, permitindo registrar lugares mais abertos e amplos, sem cortar nada.

Em termos de selfies, o iPhone 7 Plus traz 7 megapixels na câmera frontal, contra 5 MP do V30. A abertura de lente é igual nos dois modelos: f/2.2.

Processador e memória RAM

Destinado a um mercado exigente, o LG V30 chega com aquele que é o principal processador da Qualcomm no momento: o octa-core Snapdragon 835, que opera em conjunto com memória RAM de 4 GB. O iPhone 7 Plus apresenta o quad-core A10 Fusion da Apple e tem memória RAM de 3 GB.

Apesar de, nos números, o iPhone 7 Plus parecer inferior, é importante lembrar que a Apple controla totalmente o design do celular e o desenvolvimento do iOS. Desse modo, a fabricante pode extrair mais performance de componentes nominalmente menos avançados do que os concorrentes, que precisam unir peças e sistema genéricos.

Armazenamento

Atualmente, o iPhone 7 Plus é vendido na loja oficial em versões de 32 GB e 128 GB, enquanto o V30 poderá ser obtido em opções de 64 GB ou 128 GB. Entretanto, há uma diferença importante: o aparelho da LG conta com slot para cartões de memória microSD, garantindo suporte de unidades de até 2 TB de espaço (mesmo que, na prática, não existam atualmente cartões de memória com esse tamanho no mercado).

Recursos extras e sistema operacional

Um diferencial perceptível entre os dois aparelhos é a entrada de fones de ouvido, presente no LG V30 e inexistente no iPhone 7 Plus. Se você ainda torce o nariz para a ideia de aposentadoria desse tipo de conector, ou possui fones de ouvido de qualidade e que não deseja ver obsoletos tão cedo, o LG V30 tende a ser uma escolha melhor.

O painel OLED do LG V30 também favorece a implementação do Always On Display, recurso que deixa a tela sempre ligada com informações importantes e notificações.

O novo celular da LG chega com o Android 7.1.2 Nougat e terá acesso ao novo Android 8 Oreo. Do outro lado, o iPhone 7 Plus sai de fábrica com iOS 10, mas a atualização para o iOS 11 está garantida, e será lançada no dia 19 de setembro. Assim como no design, a escolha nesse aspecto pode acabar sendo mais subjetiva e girar em função de aplicativos e funcionalidades de sistema que você usa.

Em termos de biometria, os dois aparelhos oferecem leitores de impressões digitais . A diferença fica por conta da posição. No iPhone, o sensor fica na frente, facilitando o desbloqueio em situações nas quais o celular está apoiado sobre alguma superfície. Já o V30 conta com o leitor na traseira, que é mais prático para o desbloqueio ao retirar o telefone do bolso, por exemplo.

Bateria

O LG V30 conta com uma bateria de 3.300 mAh para a qual ainda não existem estimativas, oficiais ou extraoficiais, de autonomia no aparelho. O iPhone 7 Plus oferece uma bateria sensivelmente menor, de 2.900 mAh, mas que permite que o telefone opere por até 21 horas de conversação, com o 3G ativado. Vale lembrar que os celulares da Apple são otimizados para funcionar melhor com componentes de bateria menores do que os rivais do mundo Android.

Preço

A LG ainda não decidiu se o V30 chega ao Brasil, o que significa que não existe data e nem faixa de preços previstas para o aparelho por aqui. O iPhone 7 Plus, por sua vez, sofreu uma redução de R$ 300 após o lançamento dos novos iPhones 8, 8 Plus e X, custando atualmente R$ 3.799 (32 GB) na loja oficial da Apple.

LG V30 e iPhone 7 Plus competem de forma bastante equilibrada em diversos quesitos, como as câmeras. Mas a possibilidade de expansão via cartão de memória, tela de maior resolução, além de proteção IP68 e entrada para fones de ouvido tornam o V30 uma proposta bastante atraente.

Entretanto, se você pretende adquirir um novo smartphone imediatamente, o produto da Apple não deverá decepcionar.

Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.