Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Notebooks da Dell oferecem touchpad com comandos rápidos para facilitar o dia a dia. Em modelos recentes é possível configurar os toques para acessar recursos de forma prática, usando dois, três ou quatro dedos no sensor.

Além disso, há ações para dar zoom na tela como se fosse no smartphone, em ação de "pinça", e ainda é fácil personalizar a velocidade do cursor e sensibilidade de reconhecimento de toque. Não gostou dos gestos ativados nativamente? É possível desligá-los para não atrapalhar seu uso. Prefere o mouse? Veja a dica de como desativar de vez para evitar toquesa acidentais. Confira nosso tutorial e aprenda os truques.

Veja como dominar o touchpad do notebook Dell (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Veja como dominar o touchpad do notebook Dell (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Veja como dominar o touchpad do notebook Dell (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

1 - Acessar as configurações do touchpad

Para começar é necessário acessar os ajustes do touchpad no Windows. O procedimento é o mesmo para dar origem às configurações seguintes. Para isso, toque no botão Windows, no canto esquerdo da tela, e selecione o botão de "Configurações";

Acesse as configurações no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Em seguida selecione o menu de "Dispositivos";

Selecione o menu de dispositivos no Windows pelo notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o menu de dispositivos no Windows pelo notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione o menu de dispositivos no Windows pelo notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Complete selecionando "Touchpad" no menu da lateral esquerda.

Abra as configurações de touchpad no notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra as configurações de touchpad no notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra as configurações de touchpad no notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2 - Personalizar a velocidade do cursor

O primeiro ajuste disponível para o touchpad é a velocidade do cursor. Altere arrastando a barra entre os números de 1 (mais lento) a 10 (mais rápido). As mudanças são aplicadas em tempo real, então você pode ir regulando até ficar ideal para o uso;

Altere a velocidade do cursor no touchpad pelo notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere a velocidade do cursor no touchpad pelo notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Altere a velocidade do cursor no touchpad pelo notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3 - Como personalizar a sensibilidade do touchpad

A sensibilidade de toque no touchpad é ideal para respostas rápidas e precisas, para quem usa o equipamento no dia a dia. No entanto, a sensibilidade também pode ser reduzida por quem não deseja que esbarroões causem toques acidentais. Para isso, selecione o ajuste em "Maior sensibilidade", "Alta sensibilidade", "Sensibilidade média", "Menor sensibilidade". Nativamente vem configurada a "alta sensibilidade". Altere como preferir;

Altere a sensibilidade do touchpad no notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere a sensibilidade do touchpad no notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Altere a sensibilidade do touchpad no notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4 - Personalizar ações de toques

Nas personalizações de toque do touchpad, o usuário pode ativar (marcando a caixa de texto em azul) ou desativar (deixando em branco) todas as ações que preferir. É possível "Tocar com um único dedo para dar um único clique", "Tocar com dois dedos para clicar com o botão direito do mouse", "Tocar duas vezes e arrastar para seleção múltipla" ou "Pressionar o canto inferior direito do touchpad para clicar com o botão direito do mouse";

Personalize as ações de toque no touchpad do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize as ações de toque no touchpad do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalize as ações de toque no touchpad do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5 - Personalizar ações de "Rolar para Aplicar zoom"

O touchpad do notebook da Dell tem ações de zoom que lembram o smartphone. É possível pinçar com dois dedos no touchpad para aplicar zoom, além de arrastar para rolar a tela. Se preferir ainda ajuste se deseja a rolagem para baixo ou para cima;

Personalize ações para rolar e aplicar zoom no touchpad da Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize ações para rolar e aplicar zoom no touchpad da Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalize ações para rolar e aplicar zoom no touchpad da Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6 - Gestos com três ou quatro dedos

As ações ficam ainda mais completas se você usar mais dedos no touchpad para fazer os movimentos. Para começar é possível personalizar ações com "três dedos" para alternar entre aplicativos, mostrar área de trabalho ou até alterar o áudio e volume de músicas. Para isso basta selecionar a função que preferir e arrastar os três dedos para as laterais indicadas. Toques diretos com três dedos permitem pesquisar com a Cortana, executar/pausar mídias e acessar a central de ações. Se preferir desativar, selecione "Nada" na lista;

Altere movimentos com três dedos no touchpad do notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere movimentos com três dedos no touchpad do notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Altere movimentos com três dedos no touchpad do notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já os "Gestos com quatro dedos" permitem também alternar entre áreas de trabalho ou usar para volume de mídia e mais. Para isso basta arrastar os quatro dedos em uma das direções indicadas. Os toques diretos com quatro dedos permitem pesquisar com a Cortana, central de ações, executar ou pausar mídias e mais. O ideal é configurar resultados diferentes para gestos com três e quatro dedos, para aumentar as posibilidades no dia a dia. Selecione "Nada" na listagem para desativar;

Configure os gestos de quatro dedos no touchpad do notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Configure os gestos de quatro dedos no touchpad do notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Configure os gestos de quatro dedos no touchpad do notebook Dell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7 - Desativar o touchpad

Quem prefere usar o mouse, o ideal é desativar o touchpad para evitar toques indevidos durante a digitação no teclado. Para isso, no topo da mesma tela de configurações, desligue a chave ao lado de "Touchpad". Para ligar novamente basta ativar a chave no mesmo item, deixando em azul.

Desative o touchpad caso use um mouse externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desative o touchpad caso use um mouse externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Desative o touchpad caso use um mouse externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Por que você tira o Windows Update do automático? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.