A TV digital já é realidade em grande parte do Brasil. A previsão é de que até o final de 2018 todas as capitais e regiões metropolitanas tenham sinal 100% digital. Uma das vantagens desse tipo de transmissão, em relação ao analógico, é a alta definição da imagem e do áudio, até mesmo em deslocamento. Então, acompanhar a programação pelo smartphone, no ônibus ou na sala de espera do médico, por exemplo, se torna uma ótima opção para passar o tempo.
Os celulares com TV digital já estão no mercado há bastante tempo, mas você sabe quais cuidados deve ter ao comprar um? O tipo de antena, a compatibilidade com o sinal brasileiro e o consumo de bateria estão entre os pontos que devem ser considerados pelo consumidor. Confira nosso guia e entenda.
LG K10 é um modelo de entrada que oferece a função e já teve seu preço bastante reduzido desde o lançamento (Foto: Ana Marques/TechTudo) Celular com TV digital: conheça modelos, preços e especificações
Recepção Um smartphone com TV digital pode realizar a captação do sinal, que é o mesmo que chega aos aparelhos de televisão, de várias maneiras: por meio de uma antena telescópica, ou seja, integrada ao dispositivo; por um cabo de cerca de 15 cm, que é conectado na entrada do fone; ou ainda por uma antena agregada ao fone de ouvido. Por isso, fique atento se você vai precisar de acessórios sempre que for acessar a função no celular.
Celulares com TV Digital normalmente exigem o uso de antena (Foto: Paulo Alves/TechTudo)
Normas de TV digital no Brasil Para que seu celular esteja apto a receber o sinal de TV digital no país, o ideal é que ele seja compatível com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso não deve ser problema para a maioria dos modelos das grandes marcas vendidas no Brasil, mas, antes de comprar, verifique se o fabricante fornece essa informação. Uma garantia de que o telefone atende às normas técnicas da TV digital aberta é o selo DTV. Ele indica que o fabricante é associado ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre e, portanto, que o smartphone possui as especificações adequadas, tem garantia e assistência técnica no Brasil. É possível conferir a lista com todos os associados ao fórum no site oficial.
Novo intermediário da Samsung, Galaxy J7 Neo também transmite televisão digital (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Celulares importados Muitas pessoas compram smartphones no exterior ou em sites estrangeiros. Porém, alguns cuidados são ne...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.