O Windows Explorer, gerenciador de arquivos do sistema da Microsoft, pode travar ou parar de responder sem motivo aparente. Nessas situações, o programa não abre ou fecha do nada, e impede que o usuário acesse suas fotos, vídeos, documentos e outros arquivos armazenados no computador. Boa parte dos casos de pane no Explorador de arquivos está relacionada a modificações feitas por aplicativos instalados pelo usuário e que alteram o menu de contexto (lista que surge ao clicar com o botão direito do mouse). Veja no tutorial a seguir como resolver a falha no Windows XP ao Windows 10.
O que é System32? Saiba o que acontece se você apagar essa pasta no PC
Windows 10 Insider Preview é a versão de testes do sistema operacional da Microsoft (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) (Foto: Zíngara Lofrano)
Remova o histórico Antes de prosseguir, é importante testar se um conflito no histórico do Explorer está causando a falha. Abra uma janela qualquer no Explorer, clique com o botão direito sobre a barra de endereços e selecione “Excluir histórico”. Se o problema persistir, passe para a solução seguinte.
Remova o histórico do Windows Explorer (Foto: Paulo Alves/TechTudo)
Remova extensões do Windows Explorer Passo 1. Baixe e instale o ShellExView, um programa gratuito que rastreia e identifica todas as modificações realizadas no menu de contexto do Windows Explorer. Passo 2. Abra o ShellExView e acesse o menu “Options”. Em seguida, clique na opção “Hide all Microsoft extensions”. O programa passará a exibir somente as modificações de aplicativos de terceiros, que foram instalados pelo usuário.
Oculte todos os itens criados pelo sistema (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Passo 3. Tecle Ctrl+A para selecionar todos os itens da lista. Clique em um deles com o botão direito do mouse e escolha a opção “Disable selected items”. Em seguida, se a causa do problema for uma das modificações, o Windows Explorer deve voltar a funcionar normalmente.
Remova as modificações feitas por outros programas (Foto: Paulo Alves/TechTudo)
Não funcionou? Se a remoção de extensões do Windows Explorer não resolveu o problema, ainda é possível recorrer a alternativas. Primeiro, verifique se o Windows Update está configurado para baixar e instalar atualizações automaticamente. Assim, é possível obter o software mais recente da Microsoft. Se isso também não surtir efeito, alguns usuários relatam em fóruns estrangeiros que é possível resolver movendo o executável do Explore...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.