Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Windows 10 permite fazer a captura da tela de formas nativas ao sistema. Entre elas, está a tradicional combinação da tecla "PrtScn" mais a colagem em um programa de edição de imagens. Outra opção é fazer o print automaticamente e ter a figura salva em uma pasta do computador. O sistema também possibilita o screenshot apenas da tela do programa em uso e ainda usar a ferramenta de captura, que oferece diversas possibilidades, como ajustar e salvar a reprodução do display. Confira como fazer print de quatro maneiras diferentes no sistema da Microsoft.

Veja como fazer capturas de tela de forma nativa no Windows 10 (Foto:  Luana Marfim/TechTudo)Veja como fazer capturas de tela de forma nativa no Windows 10 (Foto:  Luana Marfim/TechTudo)

Veja como fazer capturas de tela de forma nativa no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

1. Tecla de Print Screen

Modo mais conhecido e tradicional de reproduzir a tela do computador Windows, a partir da combinação de botões do teclado.

Passo 1. Pressione a tecla "PrtScn" no teclado. Em seguida, abra o programa no qual deseja copiar a imagem, como, por exemplo, o Paint, Photoshop, GIMP, Word ou mesmo um e-mail. Para isso, pressione ao mesmo tempo as teclas "Ctrl" + "V" ou clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Colar";

Cole a imagem capturada no Windows 10 no programa de sua preferência (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Cole a imagem capturada no Windows 10 no programa de sua preferência (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Cole a imagem capturada no Windows 10 no programa de sua preferência (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Conforme a aplicação onde a imagem da tela será colada, é possível editá-la. No Paint, por exemplo, o usuário pode clicar na opção seleção e, depois, marcar a área da imagem que deseja manter. Basta tocar no botão "Cortar" para concluir a ação;

A imagem capturada no Windows 10 pode ser editada no Paint (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)A imagem capturada no Windows 10 pode ser editada no Paint (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

A imagem capturada no Windows 10 pode ser editada no Paint (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Ainda no Paint, é possível mudar o tamanho da imagem ao clicar em "Redimensionar". Além de fazer as alterações estéticas permitidas pela ferramenta;

É possível redimensionar a imagem no Paint do computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)É possível redimensionar a imagem no Paint do computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

É possível redimensionar a imagem no Paint do computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Já no Word, por exemplo, é necessário clicar sobre a imagem para exibir a aba "Formatar". Quando a opção surgir, toque sobre ela;

O print feito no Windows 10 também pode ser colado no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)O print feito no Windows 10 também pode ser colado no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O print feito no Windows 10 também pode ser colado no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 5. Selecione o item "Cortar" e, em seguida, delimite a área desejada ao mover as linhas pretas. Por fim, aperte o botão "Cortar" novamente.

Também é possível editar a imagem da tela capturada no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Também é possível editar a imagem da tela capturada no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Também é possível editar a imagem da tela capturada no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

2. Captura do programa em uso

O sistema da Microsoft permite capturar somente a tela da aplicação em uso. Deste modo, fica de fora do print informações desnecessárias, como a barra de ferramentas, por exemplo.

Passo 1. Pressione as teclas "Alt" + "PrtScn". Em seguida, é preciso colcar a imagem em algum programa, assim como no procedimento feito somente com o botão "PrtScn". Nesse caso, exemplificaremos a colagem com a reprodução de tela do Gmail, com atalho "Ctrl" + "V";

É possível colar a imagem obtida pelo print no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)É possível colar a imagem obtida pelo print no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

É possível colar a imagem obtida pelo print no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. A plataforma de e-mail do Google permite aumentar ou reduzir o tamanho da imagem ao clicar sobre ela e arrastar as margens azuis ou ao clicar sobre as opções "Pequeno", "Melhor ajuste" ou "Tamanho original".

O tamanho da imagem capturada no Windows 10 também pode ser editado no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)O tamanho da imagem capturada no Windows 10 também pode ser editado no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O tamanho da imagem capturada no Windows 10 também pode ser editado no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

3. Salvar a imagem imediatamente

Nesta ação, ao associar a tecla com o símbolo do Windows e o botão Print Screen, o sistema salvará automaticamente a imagem em uma pasta chamada "Screenshots", específica para esse registro.

Passo 1. Combine, ao mesmo tempo, a tecla "PrtScn" + botão com o símbolo do Windows. A tela “piscará”, ou seja, ficará cinza por um segundo, a fim de registrar a ação. Em seguida, para encontrar a imagem, escreva "Capturas de tela" na barra de pesquisa do Windows e clique sobre a opção de pasta que aparecer;

Busque por "Capturas de tela" na barra de pesquisas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Busque por "Capturas de tela" na barra de pesquisas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Busque por "Capturas de tela" na barra de pesquisas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Ela estará disponível também no diretório “Este Computador > Imagens > Screenshots”. As imagens são salvas como arquivos em formato PNG.

As imagens capturadas são salvas imediatamente em uma pasta no PC no Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)As imagens capturadas são salvas imediatamente em uma pasta no PC no Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

As imagens capturadas são salvas imediatamente em uma pasta no PC no Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

4. Ferramenta de Captura

Além dos atalhos de teclado, o Windows dispõe de um programa nativo, simples de usar, chamado "Ferramenta de Captura". A aplicação traz opções como recorte livre da tela, print apenas da janela do programa em uso, entre outras. O software também permite editar e salvar a imagem, sem utilizar um app exterior.

Passo 1. Na barra de busca do Windows, digite "Ferramenta de Captura" e clique sobre o ícone do programa;

Busque pela "Ferramenta de Captura" na caixa de pesquisa do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Busque pela "Ferramenta de Captura" na caixa de pesquisa do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Busque pela "Ferramenta de Captura" na caixa de pesquisa do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Ao clicar em "Modo", você poderá escolher a região ou como o print será feito. Em "Recorte de Formato Livre", logo após a captura, o usuário pode selecionar a porção da imagem que quiser. Já em "Captura Retangular", o screenshot ficará limitado a esse formato. Enquanto em “Captura da janela”, o programa só irá registrar a tela do programa usado. Por fim, em “Recorte tela cheia”, toda a tela do computador será copiada;

Escolha o modo de captura de tela na Ferramenta de Captura do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Escolha o modo de captura de tela na Ferramenta de Captura do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Escolha o modo de captura de tela na Ferramenta de Captura do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Escolhido o "Modo", basta selecionar a área desejada (no caso das duas primeiras opções) ou simplesmente deixar o programa atuar (no caso das duas últimas). A imagem será aberta em uma nova janela, com algumas opções, como copiar o arquivo, por exemplo;

É possível copiar a imagem na Ferramenta de Captura do Windows 10 para colar em outra aplicação (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)É possível copiar a imagem na Ferramenta de Captura do Windows 10 para colar em outra aplicação (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

É possível copiar a imagem na Ferramenta de Captura do Windows 10 para colar em outra aplicação (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 5. Para salvar o arquivo, toque sobre o ícone do disquete. Na caixa que abrir, escolha o formato para guardar a imagem: JPEG, GIF, PNG ou HTML. Por fim, vá em "Salvar".

A imagem capturada no Windows 10 pode ser salva em diferentes extensões (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)A imagem capturada no Windows 10 pode ser salva em diferentes extensões (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

A imagem capturada no Windows 10 pode ser salva em diferentes extensões (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Pronto. Aproveite as dicas e printe qualquer tela no Windows 10 da maneira que preferir.

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.