Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O aplicativo do PowerPoint para aparelhos Android e iPhone (iOS) traz uma série de funções próprias além de oferecer grande parte dos recursos mais famosos da sua edição para PCs. Dentre as opções exclusivas da versão mobile, é possível destacar o salvamento automático das apresentações e o apontador laser virtual, que pode ser controlado com o próprio smartphone.

Para te ajudar a fazer com o aplicativo, o TechTudo listou oito funções pouco conhecidas do PowerPoint para celular. As dicas que você vê a seguir foram testadas em um Moto Z3 Play rodando Android Oreo, mas são válidas para outros aparelhos, incluindo o iPhone.

Versão para smartphones conta com recursos úteis e pouco conhecidos (Foto: Fernando Telles/TechTudo)Versão para smartphones conta com recursos úteis e pouco conhecidos (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Versão para smartphones conta com recursos úteis e pouco conhecidos (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Apontador Laser

Pressione uma das áreas indicadas para ativar o apontador laser (Foto: Reprodução/Fernando Telles)Pressione uma das áreas indicadas para ativar o apontador laser (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Pressione uma das áreas indicadas para ativar o apontador laser (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Para aqueles que utilizam o PowerPoint mobile para apresentar com a tela do smartphone espelhada em um projetor, o aplicativo oferece um apontador laser virtual. Dependendo do smartphone ou tablet utilizado, a posição do laser também pode ser controlada de diferentes formas.

Para habilitar o apontador virtual, siga para a tela de visualização dos slides e pressione o campo "Anotações". Neste modo, é possível posicionar o laser apenas movimentando o celular. Caso você queira controlar o apontador com os dedos, no entanto, deve pressionar o próprio slide, movimentando o dedo para posicionar o apontador.

2. Importar arquivos do Google Drive

Você pode importar documentos do seu Google Drive a partir da aba "Abrir" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)Você pode importar documentos do seu Google Drive a partir da aba "Abrir" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Você pode importar documentos do seu Google Drive a partir da aba "Abrir" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Além de abrir os arquivos do próprio smartphone e do One Drive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, o PowerPoint também importa os arquivos do Google Drive. Com isso, na hora de visualizar ou editar um documento que está na nuvem do Google, não será necessário baixá-lo antes.

Para importar um arquivo diretamente do serviço, abra a tela inicial do aplicativo, toque na aba "Abrir" e, então, selecione "Procurar". Em seguida, será aberto o gerenciador de arquivos do seu smartphone, onde você poderá acessar as pastas do seu Google Drive e selecionar o documento desejado.

3. Compartilhar slide como imagem

Compartilhe seus slides no formato JPEG para que eles sejam mais fáceis de visualizar (Foto: Reprodução/Fernando Telles)Compartilhe seus slides no formato JPEG para que eles sejam mais fáceis de visualizar (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Compartilhe seus slides no formato JPEG para que eles sejam mais fáceis de visualizar (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Assim como na edição para PCs, a versão móvel do PowerPoint permite compartilhar slides inteiros como imagens. Como outros aplicativos nem sempre suportam as apresentações em seu formato padrão (.pptx*), exportar os conteúdos em JPEG pode facilitar a visualização.

Para exportar um slide como imagem, comece a editar o slide desejado e toque o botão de três pontos à direita da tela, em seguida, selecione "Compartilhar" → "Slide Atual" → "Imagem". Finalize o procedimento escolhendo o meio de compartilhamento.

4. Conversão de arquivos online

A conversão online só funcionará caso o aparelho tenha conexão com a internet (Foto: Reprodução/Fernando Telles)A conversão online só funcionará caso o aparelho tenha conexão com a internet (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

A conversão online só funcionará caso o aparelho tenha conexão com a internet (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Nem todas as edições do PowerPoint funcionam da mesma forma, e para garantir que uma apresentação criada no PC possa ser visualizada sem problemas no smartphone, a Microsoft oferece um serviço de conversão automática e online.

Embora o recurso só funcione se o aparelho estiver conectado à internet, ele garante que você poderá editar e visualizar a maioria dos documentos criados com outras versões do programa. Para ativar o recurso, abra a tela "Contas", na página inicial, siga para "Configurar" e ative a opção "Usar o Serviço Online da Microsoft".

5. Desenhar e anotar nas apresentações

Você pode adicionar notas de texto ou desenhar em sua apresentação (Foto: Reprodução/Fernando Telles)Você pode adicionar notas de texto ou desenhar em sua apresentação (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Você pode adicionar notas de texto ou desenhar em sua apresentação (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Na tela de visualização dos slides, além de fazer anotações com texto, o usuário pode desenhar nas apresentações. Após feitos, os desenhos ou notas podem ser utilizados como lembretes pelo apresentador, já que são invisíveis para a platéia e só podem ser vistos por quem opera o aplicativo.

Para desenhar em um slide, abra a apresentação no modo de visualização, navegue até o slide desejado e toque o ícone da caneta na barra superior. A partir de então, já é possível realizar os desenhos, podendo alterar o tamanho ou cor da caneta no botão logo ao lado. Para realizar anotações em texto, toque o campo abaixo de "Anotações" a qualquer momento.

6. Ferramenta de busca

Utilize a ferramenta de busca para localizar frases e palavras no documento (Foto: Reprodução/Fernando Telles)Utilize a ferramenta de busca para localizar frases e palavras no documento (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Utilize a ferramenta de busca para localizar frases e palavras no documento (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Caso você precise encontrar um termo específico que esteja em uma apresentação, ficará feliz em saber que a versão móvel do PowerPoint também conta com um localizador de palavras. Com a ferramenta, o usuário pode encontrar frases ou palavras soltas que estejam em qualquer slide do documento.

Caso você queira utilizar o recurso em algum momento, abra a apresentação desejada no modo edição e toque o ícone da lupa. Em seguida, digite o termo a ser buscado e pressione a tecla "Pesquisar". Na tela de resultados, é possível navegar entre as palavras encontradas utilizando as setas ao lado do campo de buscas.

7. Inserir fotos da câmera

Toque nos ícones correspondentes para inserir imagens da câmera ou a galeria (Foto: Reprodução/Fernando Telles)Toque nos ícones correspondentes para inserir imagens da câmera ou a galeria (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Toque nos ícones correspondentes para inserir imagens da câmera ou a galeria (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Além de adicionar formas, caixas de texto e até mesmo gráficos em seus slides, os usuários do PowerPoint mobile também podem inserir imagens tiradas pela câmera do smartphone nas apresentações.

Para utilizar esta função, é preciso abrir o slide no modo de edição e localizar a barra de comandos na parte inferior da tela. Nesta barra, entre outras funções de edição, é possível encontrar os botões para acessar a câmera e a galeria de imagens.

8. Salvamento automático

É necessário ativar o salvamento automático nas configurações (Foto: Reprodução/Fernando Telles)É necessário ativar o salvamento automático nas configurações (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

É necessário ativar o salvamento automático nas configurações (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Ao ativar a função "Salvamento Automático", o PowerPoint sempre salvará seus documentos automaticamente. Desta forma, todos os slides criados ou editados não serão perdidos, ainda que você não os salve antes de fechar o aplicativo. Para habilitar este recurso, siga para a tela de contas, na página inicial, toque em "Configurar" e ative a opção "Salvar Arquivos Automaticamente".

Planilhas prontas no Microsoft Excel para curtir as férias

Planilhas prontas no Microsoft Excel para curtir as férias

Onde encontrar Pacote do Microsoft Office atualizado? Usuários comentam no Fórum TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.