Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Gmail conta com uma função para criar respostas automáticas personalizadas para ter que escrever e-mails repetidos. O recurso permite escrever uma mensagem e salvar em um repositório para usar depois. Com isso, o usuário pode manter um conjunto de modelos prontos que podem ser editados e reenviados mais tarde sem precisar digitar tudo outra vez.

O recurso já existia, mas foi reformulado e vem desativado por padrão na nova versão do serviço do Google. Veja como habilitar e usar no computador.

Conheça as funções inéditas do novo Gmail

Conheça as funções inéditas do novo Gmail

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. No novo Gmail, clique no botão com ícone de engrenagem e vá em “Configurações”;

Acesse as configurações do Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações do Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Abra a aba “Avançado”. Em seguida, procure na lista pelo item “Respostas automáticas (modelos)” e assinale “Ativar”. Salve a alteração para começar a usar o recurso;

Ative os modelos de respostas automáticas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative os modelos de respostas automáticas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative os modelos de respostas automáticas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Para criar um modelo, abra uma janela de nova mensagem e escreva o texto que você deseja usar como base. Em seguida, abra o menu da janela de composição, no canto inferior direito;

Escreva o conteúdo do modelo e abra o menu (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escreva o conteúdo do modelo e abra o menu (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escreva o conteúdo do modelo e abra o menu (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione o menu “Respostas automáticas > Nova resposta automática” e dê um nome para o seu modelo de e-mail. A seguir, o texto inserido na janela de composição será salvo para usar depois. O Gmail permite criar números ilimitados de modelos de e-mails prontos;

Salve o e-mail como um modelo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Salve o e-mail como um modelo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Salve o e-mail como um modelo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Sempre que precisar usar um texto pronto, acesse o menu de respostas rápidas e selecione um dos modelos criados previamente. Certifique-se de clicar no item sob o rótulo “Inserir”;

Reutilize e-mails salvos como modelos no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Reutilize e-mails salvos como modelos no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Reutilize e-mails salvos como modelos no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. O texto salvo no menu de respostas rápidas será aberto para edição automaticamente. Edite o conteúdo, se necessário, e preencha os e-mails dos destinatários. O envio deve ser realizado manualmente, já que o Gmail não compartilha de forma automatizada.

Envie o e-mail manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Envie o e-mail manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Envie o e-mail manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como liberar um domínio no Gmail? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.