Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

É possível alterar o número de IP (Protocolo de Internet, em português) dos roteadores da TP-Link. A prática é necessária nas situações em que o usuário pretende instalar mais de um roteador na mesma rede, uma vez que evita conflito entre os aparelhos. A alteração também serve como uma medida de segurança extra para a rede doméstica, por exemplo, e pode resolver problemas de conexão.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A mudança de endereço é simples e qualquer pessoa que tenha acesso à página de configuração do dispositivo pode realizar o procedimento. No tutorial a seguir, você vai conferir como alterar o IP dos roteadores TP-Link. É importante ressaltar que o passo a passo foi feito no modelo TL-WR840N, mas vale para outros aparelhos da marca.

Aprenda como alterar o endereço de IP dos roteadores da TP-Link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Aprenda como alterar o endereço de IP dos roteadores da TP-Link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Aprenda como alterar o endereço de IP dos roteadores da TP-Link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Antes de prosseguir, você deve conectar o seu computador via cabo de rede (Ethernet) a uma das portas LAN do roteador. Normalmente, essas portas são amarelas e ficam atrás do aparelho.

Conecte o computador ao roteador da TP-Link (Foto: Fillipe Garret/TechTudo)Conecte o computador ao roteador da TP-Link (Foto: Fillipe Garret/TechTudo)

Conecte o computador ao roteador da TP-Link (Foto: Fillipe Garret/TechTudo)

Passo 1. Abra um navegador de Internet de sua preferência (Google Chrome, Mozilla Firefox ou outros), digite na barra de endereços o IP padrão "192.168.0.1", sem aspas, e tecle Enter. Caso o endereço informado não funcione, leia este outro tutorial ou assista ao vídeo abaixo para descobrir o número de IP correto do seu roteador;

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Passo 2. Será apresentada a tela de autenticação para acesso à página de configuração do roteador. O usuário e senha padrão do equipamento costuma ser "admin", sem aspas. Não se esqueça de clicar no botão "Login" para entrar no sistema;

Página de login do painel de configurações do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Página de login do painel de configurações do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Página de login do painel de configurações do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. Agora clique no menu lateral "Network" e, em seguida, sobre o submenu "LAN";

Página de configurações do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Página de configurações do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Página de configurações do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 4. No campo "IP Address", digite um novo número de IP (Ex: 192.168.1.1) e clique no botão "Save" para registrar a alteração no firmware do roteador. Na mesma página, é possível conferir o endereço MAC do aparelho e também mudar a máscara de sub-rede, também conhecida como subnet mask, que permite dividir uma rede específica em sub-redes menores;

Alteração de endereço de IP do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Alteração de endereço de IP do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Alteração de endereço de IP do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Pronto! Após salvar a alteração, o seu roteador irá reiniciar e o novo número de IP entrará em vigor.

Qual é o melhor roteador? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.